Rio -  O Carnaval não terminou na Quarta-Feira de Cinzas em Niterói, na Região Metropolitana. Amanhã, a partir das 11 horas, acontece o tradicional Carnamar, um passeio de barcos enfeitados e com músicos pela orla da Baía de Guanabara, evento que acontece há 10 anos.
A Corte de Momo niteroiense está confirmada na festança | Foto: Divulgação
A Corte de Momo niteroiense está confirmada na festança | Foto: Divulgação
Os barcos sairão do Jurujuba Iate Clube em direção ao Museu de Arte Contemporânea (MAC), passando pelos bairros de Charitas, São Francisco, Icaraí e Ingá e voltando novamente para Jurujuba onde acontece um grande baile de carnaval no salão do clube que sedia o evento.
Estão sendo esperados mais de 250 barcos de pequeno, médio e grande portes, além de jet-ski. Haverá um saveiro que levará a corte de Momo do Carnaval de Niterói, um outro com a bateria e passistas da escola de samba Unidos do Viradouro, um terceiro com integrantes das escolas de samba e blocos carnavalescos de Niterói e dois outros com sócios dos clubes náuticos da cidade. O evento é aberto a qualquer pessoa que deseja colocar sua embarcação no mar e cair na folia.
Durante o passeio haverá três tipos de premiação, todas no valor de R$ 1 mil cada. Serão julgados e escolhidos os barcos que estiverem com a melhor decoração, aquele com a decoração mais criativa e o barco de pesca mais animado. O Carnamar acontece sempre na semana que antecede o Carnaval da cidade, mas este ano os organizadores optaram em promovê-lo depois da folia tradicional.
“Vamos avaliar este ano o evento pós-carnaval e, quem sabe, optar por esta data. O certo é que iremos propor uma lei para que ele faça parte do calendário oficial de eventos da cidade”, afirma Paulo Bagueira, um dos coordenadores do encontro.
Malha cicloviária
A Secretaria Estadual de Transportes apresentou na quarta-feira plano de malha cicloviária para Niterói. A ideia inicial era implementar um trecho que 7,8 quilômetros de extensão ligando a Universidade Federal Fluminense até o bairro Barreto. A Iniciativa faz parte do programa Rio-Estado da Bicicleta. No projeto, foi apresentada uma proposta de integração entre os ciclistas e a utilização das barcas. Desde 2007 foram instaladas mais de 4.500 vagas em bicicletários e a meta do governo do estado é dobrar a malha cicloviária da capital fluminense, implementado mais 150 km de ciclovia e, para 2016, conseguir chegar a 450km.
O Rio de Janeiro foi considerada umas das melhores cidades para se andar de bicicleta no mundo, segundo a consultoria europeia Copenhagenize Consulting.