domingo, 24 de fevereiro de 2013

Receita de bolinhos de chuva


receita de bolinhos de chuva é clássica, como o próprio nome diz combina com os dias chuvosos e com os frios também. Pode vir acompanhada de um delicioso café quente ou de um copo de leite e o melhor de tudo é a facilidade para prepará-la. Com ingredientes básicos como farinha de trigo, maisena, ovo e açúcar faz-se a massa do bolinho que é frito em óleo quente e servido com açúcar e canela. E para quem gosta de variar dá para preparar uma versão assada do bolinho com goiabada ou doce de leite.
Um prato destes bolinhos com um bom copo de café pode ser uma delícia (Foto: divulgação)

Receita de bolinhos de chuva

Ingredientes
1/2 xícara (chá) de maisena
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de fermento em pó
  
4 colheres (sopa) de açúcar
1 ovo
1/2 xícara (chá) de leite
Óleo para fritar
Açúcar e canela a gosto

Modo de preparo

Separe uma vasilha e peneire a maisena, a farinha de trigo, o fermento em pó e o açúcar. Bata o ovo em uma vasilha e junte o à mistura de farinhas. Adicione o leite e misture até obter uma massa uniforme. Esquente o óleo em uma frigideira e pingue a massa de bolinhos de chuva usando uma colher (não coloque porções grandes de massa para que os bolinhos possam fritar no interior). Quando os bolinhos estiverem dourados, coloque sobre um papel absorvente para tirar o excesso de óleo. Polvilhe açúcar e canela sobre os bolinhos e sirva ainda quentes ou depois que esfriar.  A receita rende 15 porções com 158 calorias cada.

Bolinho de chuva assado com goiabada

Ingredientes
½ xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de margarina
2 ovos
¾ de xícara (chá) de leite
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
150 gramas de goiabada cortada em cubos pequenos (pode ser doce de leite)

Modo de preparo

Junte o açúcar, a margarina, os ovos, o leite, a farinha de trigo e o fermento em uma vasilha. Misture até obter um creme uniforme e de consistência leve. Adicione os cubos de goiabada e mexa. Unte forminhas de empadinhas com margarina e espalhe a massa por elas. Leve para assar em forno preaquecido a 200°C por 20 minutos ou até que os bolinhos de chuva assados com goiabada estejam dourados. Rende 20 porções com 97 calorias cada.
Confira também:

Nenhum comentário: