Rio -  Do céu só cai chuva, certo? Nem sempre. Também cai neve, granizo e, infelizmente, aeronaves de todos os tipos e tamanhos. Mais recentemente, um meteorito também desceu do espaço, entrou na órbita da Terra e atingiu a Rússia, deixando saldo de destruição. Aqui no Rio eles também torceram pescoços.
O Ford Meteor ‘voava’ baixo no Canadá entre os anos de 1949 e 1976 | Foto: Divulgação
O Ford Meteor ‘voava’ baixo no Canadá entre os anos de 1949 e 1976 | Foto: Divulgação
Porém, outros ‘corpos celestes’ voam ou voaram baixo por ruas e avenidas ao redor do mundo. São os automóveis que foram batizados com nomes que remetem à plena Era Espacial e ao furor por Flash Gordon. Entre eles, o Ford Meteor, sedã vendido no Canadá entre os anos de 1949 e 1976. O modelo, aliás, também chegou a ser vendido nos Estados Unidos, mas sob a chancela da Mercury, uma marca da própria Ford, entre os anos de 1961 e 1963.
A Mercury, por sinal, também teve um outro ‘corpo celeste’ na ‘órbita’ dos Estados Unidos. Era o Comet, modelo que dividia a plataforma com o Ford Falcon e foi vendido a partir de 1960 em versões cupê, sedã, SW e conversível. E se no início o Comet era o ‘irmão’ do Ford Falcon, já durante os anos de 1971 e 1977 o Comet era a versão Mercury do saudoso Ford Maverick.
Ainda pela Ford, hoje em dia há a minivan Galaxy — não se confundir com o Ford Galaxie, sedã de luxo apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo de 1966 e lançado em 1967. Outro nome ligado à Astronomia tem como exemplo a Chevrolet, com o Astro, furgão quadradão fabricado nos Estados Unidos entre 1985 e 2005. Também não se pode esquecer do brasileiro Astra, cujo nome de batismo foi escolhido para o carro ser associado à alta tecnologia
Mercury Comet surgiu na década de 1960 e tinha como ‘irmão’ o Ford Maverick | Foto: Divulgação
Mercury Comet surgiu na década de 1960 e tinha como ‘irmão’ o Ford Maverick | Foto: Divulgação