Rio -  O motorista põe o celular no painel do carro. A cada buraco que passa, um aplicativo registra o problema e direciona uma solicitação à prefeitura, pedindo o reparo. O sistema já existe, mas em Boston, nos Estados Unidos.
Outro motorista, indo para o trabalho, encontra um sinal apagado. Ele tira foto com o celular, manda via aplicativo para a prefeitura e em um prazo pré-estabelecido o problema está resolvido. Esse sistema também existe, mas está mais próximo, porque pode ser acessado pela Central de Atendimento ao Cidadão, o 1746.
Criado há quase dois anos, e tendo recebido mais de 5,3 milhões de ligações até agora, o nosso 1746 fez dos moradores grandes síndicos na gestão do município. Por telefone, internet ou celular, é possível solicitar, por exemplo, uma troca de lâmpada, um tapa-buraco, fazer uma denúncia ou elogiar um serviço. Deu tão certo que pedir assim virou rotina.
Também por isso, o nosso serviço vem evoluindo. O aplicativo para celulares é eficiente de tal modo que fez com que outras prefeituras se interessassem pelo modelo. Até o app do 311, número de atendimento de Nova York, foi repaginado depois que uma equipe da Big Apple conheceu o aplicativo do 1746. Basta entrar e ver as semelhanças.
E se até quem serviu de espelho para o projeto se rendeu à funcionalidade do serviço. Os cidadãos, que adoram novidades interativas, também elegeram o app do 1746 como ferramenta. Em 2012, o uso do aplicativo cresceu 460% e os acessos via web, 560%.
Para garantir a qualidade do atendimento, mais uma novidade no 1746: ouvidores têm ido às ruas conferir se as demandas solicitadas e concluídas foram bem atendidas pelas secretarias. Assim, mais do que se comunicar, prefeitura e cariocas conseguem firmar uma parceria, em que o maior beneficiado é o Rio.
Pedro Paulo Carvalho é secretário-chefe da Casa Civil da Prefeitura do Rio