Rio -  O teatro do Sesc de São João de Meriti recebe hoje, em apresentação única, o espetáculo infantil “Leonardo - O pequeno gênio da Vinci’. Na peça, Leonardo é um adolescente curioso que gosta de observar coisas simples da vida, como a lagarta que sai do casulo e se torna uma borboleta, mas que também usa sua criatividade para construir invenções que se fazem presentes até hoje em nosso dia a dia.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
“Não existem muitas informações concretas a respeito da adolescência de da Vinci. Então, a peça é um pouco ficcional. Quando fui convidado para representar o da Vinci, fiz pesquisas sobre a vida dele, li livros, vi documentários e descobri que seu pai era muito rígido com ele e não gostava do interesse do filho por invenções. Percebi que Leonardo era muito inquieto, agitado e que não sossegava enquanto não descobrisse uma nova invenção”, explica o ator Paulo Mathias Junior, 29 anos, que dá vida ao personagem Leonardo da Vinci.
Vencedor do Prêmio Zilka Salaberry 2012 na categoria melhor ator, Paulo Mathias Junior revela as dificuldades para interpretar, ainda em sua fase adolescente, um dos maiores gênios que o mundo já conheceu. “Quando crescemos, perdemos um pouco do brilho nos olhos que as crianças têm, da descoberta da vida. O que a gente tenta fazer é recuperar um pouco deste brilho. É um desafio muito grande e tento fazer diferente a cada dia”, explica o ator.
Paulo Mathias Junior conta que, embora seja um espetáculo infantil, a peça atrai pessoas de todas as idades. “A participação do público é muito grande e as crianças adoram. Mas o mais interessante é a quantidade de adolescentes e até adultos que comparecem, seja para acompanhar uma criança ou até sozinhos”.
A peça será exibida hoje, às 17h. Os ingressos custam R$ 8. Estudantes, jovens até 21 anos e pessoas acima de 60 anos pagam meia entrada. Associados do Sesc Rio não pagam. O Sesc São João de Meriti fica na Avenida Automóvel Clube 66, em Meriti.