Rio -  O programa Líderes Cariocas da Prefeitura do Rio vai trazer novidades para os servidores neste ano. O secretário chefe da Casa Civil, Pedro Paulo Teixeira, revelou à Coluna que o projeto oferecerá oportunidades de estudo em instituições internacionais. Quem participa do programa se compete a cumprir metas de inovação, propostas pela prefeitura, e poderá receber até quatro salários adicionais.
“Estamos otimistas com as novas parcerias. As negociações com o MIT (sigla em inglês do Massachusetts Instituto de Tecnologia) estão bastante avançadas. Além disso, estamos conversando com as universidades de Columbia e Harvard, também nos Estados Unidos”, revela.

Foto: Uanderson Fernandes / Agência O Dia
Foto: Uanderson Fernandes / Agência O Dia
Com as novidades, os servidores selecionados para a nova turma do projeto terão aoportunidade de formação complementar em áreas administrativas, de gerência e tecnologia.
Em 2012, ano que começou o programa, a concorrência para uma das vagas foi grande: 1.200 funcionários se inscreveram para o processo seletivo e 130 foram escolhidos para participarem da primeira turma do Líderes Cariocas. Este ano, de acordo com o secretário, 50 servidores terão a oportunidade de concorrer a cargos mais altos no município, a partir da formação oferecida pelo programa.
No ano passado, foram investidos R$ 1,5 milhão para que o projeto saísse do papel. Em 2013, a prefeitura prevê o mesmo gasto para que a segunda turma inicie os cursos, mas o valor pode sofrer alterações, caso as parcerias internacionais sejam confirmadas ao longo do ano.
Desenvolvido pela Fundação João Goulart e coordenado pela Secretaria Municipal da Casa Civil, o programa foi lançado em 2012. No primeiro ano do projeto, 130 alunos foram capacitados pelo Coppead,o Instituto de Pós-graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O objetivo principal, de acordo com o secretário Pedro Paulo, é identificar talentos e qualificar os funcionários para que possam assumir cargos de liderança na administração pública do Município do Rio de Janeiro.
Formação que leva ao sucesso
Entre os participantes da primeira turma, que se formou no mês passado, está Aline Romeu Xavier. Ela ingressou em 2008 no serviço público na Subsecretaria de Patrimônio Cultural, hoje, Instituto Rio Patrimônio da Humanidade. Após participar do programa Líderes Cariocas, a servidora foi convidada para assumir uma coordenadoria no instituto. “Eu acho muito importante que tenham projetos como este na prefeitura. Isso estimula os profissionais a cria uma maior integração entre vários setores administrativos”, diz. 
Aline ocupa hoje o cargo de coordenadora de Projetos Especiais e ressalta que o programa foi fator decisivo na carreira. “O curso oferecido pela Coppead dá uma formação técnica, administrativa e gerencial que é importante. Espero que outros servidores tenham a mesma oportunidade”, destaca.
O secretário chefe da Casa Civil, Pedro Paulo Teixeira, ressalta que o projeto é essencial na formação dos servidores que ocuparão cargos estratégicos no município. “Nossa intenção é formar gestores de qualidade que contribuirão para o desenvolvimento do Rio de Janeiro”, explica.