Rio -  O Sebrae, em parceria com a prefeitura, a Associação Comercial e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), levou para Maricá o ‘Sebrae 2014’, programa dedicado às oportunidades de negócios gerados com os grandes eventos esportivos que envolvem o Rio de Janeiro, como a Copa do Mundo de futebol no Brasil no próximo ano.
É importante que funcionários dos estabelecimentos tenham postura e atendam os clientes com atenção, higiene e simpatia, explica secretário | Foto: Divulgação
É importante que funcionários dos estabelecimentos tenham postura e atendam os clientes com atenção, higiene e simpatia, explica secretário | Foto: Divulgação
A primeira ação do programa em Maricá foi direcionada a 200 microempresários locais na Faculdade Severino Sombra, no bairro Flamengo. O intuito do evento era capacitar comerciantes e donos de outros empreendimentos e promover a melhoria dos serviços na cidade – aumentando a competitividade dos estabelecimentos diante das novas oportunidades.
Maricá, localizada a 60 quilômetros da capital, foi escolhida pelo Sebrae porque, de acordo com um levantamento da instituição feito com base em dados das duas últimas Copas do Mundo, é comum que os turistas atraídos pelo evento procurem serviços num raio de até 150 quilômetros das cidades-sede.
Segundo o secretário municipal de Turismo, Amaury Vicente, a palavra-chave é qualificação. “É importante que os funcionários dos estabelecimentos tenham postura e atendam os clientes com atenção, higiene e simpatia”, destacou, mencionando alguns tópicos abordados durante a palestra.
O programa, iniciado em 2011, já atendeu 2.340 empresas nas 12 cidades que sediarão as partidas da Copa do Mundo no Brasil (Brasília, Belo Horizonte, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo). No estado do Rio de Janeiro, o programa já foi realizado na capital e em Niterói, Itaboraí, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Búzios, Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Angra dos Reis e Paraty.