Santa Catarina -  O plano de renovação na linha Chevrolet começa 2013 com o lançamento do novo Prisma. O sedã chega às concessionárias nas versões LT — com motor 1.0 ou 1.4 —, e LTZ — apenas com o propulsor 1.4 . Os preços ficam entre R$ 35 mil e R$ 45 mil.
Com 4,27 metros de comprimento e 1,48 m de altura, o Prisma herda o mesmo entre-eixos do hatch Onix — 2,52 m — e a mesma largura - 1,70 m. E para quem precisa de espaço no porta-malas, o compartimento é capaz de abrigar até 500 litros de bagagens.
Espaço interno e muitos itens de série fazem parte do pacote do novo GM | Foto: Divulgação
Espaço interno e muitos itens de série fazem parte do pacote do novo GM | Foto: Divulgação
Sob o capô, o Prisma pode contar com um motor 1.0 litro, de até 80 cv ou a unidade 1.4, que pode gerar até 106 cv de potência com etanol. Em ambos é utilizado câmbio manual de cinco marchas.

Como no Onix, o Prisma oferece extensa lista de equipamentos de série, como o sensor de estacionamento, direção hidráulica, freios com ABS/EBD, banco com ajuste de altura e airbags frontais, entre outros. O sistema multimídia MyLink é opcional no LT e de série no LTZ.
Na versão LT 1.0, o Prisma ainda traz também travas elétricas, abertura elétrica do porta-malas por controle remoto, coluna de direção com ajuste de altura, rodas de 14 polegadas e vidros das portas dianteiras com sistema tipo 'um toque' , entre outros.
A versão LT 1.4, por sua vez, tem todos os itens da LT 1.0 mais espelho retrovisor interno com regulagem dia e noite, lanternas traseiras com lente escurecida e rodas de aço de 15 polegadas, entre outros itens.
NA ESTRADA
Testamos por quase 180 km a versão de entrada do Prisma, a LT com motor 1.0. Bem resolvido, o sedã tem predicados como a regulagem de altura do banco do motorista e da coluna de direção.
O habitáculo, com materiais simples, tem bom padrão. E para tornar o interior mais agradável, tanto o painel como o revestimento das portas são oferecidos em preto e marrom , o que dá um ar mais sofisticado.
Deixa a desejar é o puxador da porta, que fica na parte inferior. Já o painel é de fácil visualização. A motorização 1.0 não oferece nenhuma emoção.
Falta fôlego nas saídas, mas, embalado, é possível manter velocidade de cruzeiro de 120 km/h. Como todo 1.0, nas retomadas é preciso cautela para realizar ultrapassagens seguras e convém jogar logo uma terceira para evitar sustos.