Rio -  Em vez da lata de lixo, obras grandiosas: projetos arquitetônicos já estão prevendo a utilização de material reciclável em suas construções.
Um exemplo desta nova ‘arquitetura sustentável’ é o iGreen, museu de aviação comcinema 5D a ser erguido em Kunshan, na China. O escritório chinês Miniwis de designe tecnologia vai reaproveitar CDs e DVDs como as principais matérias-primas da construção.
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
De acordo com Yen Christopher, engenheiro chefe de materiais da Miniwiz, o processo que transformará os CDs na estrutura do museu é algo “sem precedentes”, como informou o Ciclo Vivo. A edificação — que deverá ser uma das maiores estruturas esféricas do mundo — será desenvolvida de forma a permitir o cultivo de plantas e árvores endêmicas, criando um ‘microclima’. Construído para suportar terremotos, rajadas de vento, chuva ácida e a incidência de raios ultravioletas, o iGreen deverá servir como símbolo para conscientizar a população sobre a importância da reciclagem e da responsabilidade sobre os resíduos pós-consumo. O museu deve ser finalizado em 2015 .
Já na província espanhola de Granada, na Espanha, foi criada a maior construção com materiais reciclados do mundo: um pavilhão feito com 45 mil embalagens Tetra Pak. Alunos de cerca de 100 escolas da região coletaram as caixas de leite e outros produtos. O projeto foi idealizado pelo Departamento de Meio Ambiente do Governo de Granada com a proposta de sensibilizar a população local sobre o cuidado com os resíduos pós-consumo. O pavilhão, instalado no Parque das Ciências de Granada, levou duas semanas para ser construído. Ele tem uma estrutura de 30 metros de comprimento por 15 de largura e 7 de altura. O local também será utilizado como uma unidade de reciclagem, segundo o Ciclo Vivo.