Rio -  O período pós-carnaval continua gerando o frio na barriga dos amantes das escolas de samba. Com o costumeiro vai e vem entre os integrantes das agremiações, as maiores hipóteses comentadas após o fim do espetáculo está sendo por conta dos mestres de bateria. Com nenhuma escola conseguindo assegurar as quatro notas 10 nos desfiles do Grupo Especial deste ano, os comandantes podem acabar trocando de camisa para o próximo carnaval.
Foto: Ricardo Almeida / Divulgação
Thiago Diogo aparece como um dos nomes mais cobiçados | Foto: Ricardo Almeida / Divulgação
Como já foi antecipado pelo DIA na Folia, o primeiro nome a ganhar mais força no mercado das transações é o de Thiago Diogo. O mestre da Porto da Pedra vem gerando o constante interesse de Ney Fillardi, presidente da União da Ilha, que já admitiu publicamente o desejo de contar com o trabalho do comandante para o próximo carnaval.

"Vou conversar com ele (Thiago Diogo). Acompanho o seu trabalho desde a época do Salgueiro, com o mestre Louro. Mas quero deixar claro que ainda não demiti ninguém", revelou o dirigente da Ilha logo no início da semana.
Nilo fará seu oitavo desfile à frente da Tabajara | Foto: Alexandre Vidal / Divulgação
Mestre da Portela é considerado a joia da escola | Foto: Alexandre Vidal / Divulgação
Talento valioso

Outro nome que segue cada vez mais valioso é o de mestre Nilo, da Portela. Em mais um ano com a bateria da escola sendo escolhida como uma das melhores do carnaval, o comandante da Tabajara do Samba terá que conviver com um processo eleitoral dentro da agremiação, mas o fato não deve tirá-lo da Azul e Branca, que possui a bateria como uma de suas maiores joias.
No mundo das especulações, a Grande Rio chega a ser citada como uma das escolas que possuem certo interesse na contratação do mestre portelense, entretanto, uma provável renovação com o desejado mestre Ciça segue encaminhada, e o fato deve afastar as possibilidades de uma mudança no comando da Invocada.

Paz vermelha e branca

Um que continua com sua ligação cada vez mais forte com a escola do coração é mestre Marcão. Mesmo descontente com as notas recebidas durante o desfile deste ano, o comandante da Furiosa segue com contrato em vigor com o Salgueiro, e ainda pode acertar mais um ano de trabalho em São Paulo. Após fazer parte da diretoria da bateria da Águia de Ouro, única a conseguir a pontuação máxima em 2013, o mestre salgueirense pode repetir a dose no próximo ano, mas ainda não teve nenhum contato com a presidência paulista.

"Na Águia de Ouro ainda não tem nada certo, até existe a possibilidade de continuar ajudando o trabalho, mas ainda não fui procurado. Já no Salgueiro está tudo em paz, até 2016 estou aí", festejou Marcão.
Mestre Marcão é o responsável pela Furiosa | Foto: Rafael Arantes / Agência O Dia
Mestre Marcão tem vínculo garantido com o Salgueiro até 2016 | Foto: Rafael Arantes / Agência O Dia
Calmaria e novidades

Na irreverente São Clemente, o clima é bastante tranquilo. Aguardando as justificativas das notas, mestre Caliquinho segue calmo e exaltando o trabalho de formação de ritmistas dentro da escola. Após mais um ano se firmando no Grupo Especial, o comandante da Fiel Bateria também ressaltou o árduo trabalho que segue sendo feito dentro da agremiação.
Mestre da São Clemente já possui ideias para 2014 | Foto: Divulgação
Mestre Caliquinho, da São Clemente, já possui novas ideias para 2014 | Foto: Divulgação
"Este período pós-carnaval é aquele em que estamos guardando instrumentos, recolhendo as fantasias e tudo mais. Ainda não tivemos acesso às justificativas para poder começar nosso novo planejamento, mas iremos seguir investindo na galera da casa. Temos um trabalho de percussão muito grande e em breve vamos abrir novas vagas. Estamos conseguindo nos desenvolver cada vez mais, e isso é fruto de um longo trabalho", projetou.

Já visando o Carnaval de 2014, Caliquinho não pensou duas vezes e acabou revelando uma das prováveis novidades da Fiel Bateria. Os ritmistas da escola da Zona Sul devem ver uma de suas antigas característas retornar com força total.

"Para o próximo ano, tenho um foco inicial. Quero promover a volta da ala de reco-reco, que é uma característica da nossa escola, além de não ser encontrada em nenhuma outra agremiação. É um belo diferencial", projetou.

Campeã em ritmo de festa

Ainda respirando o título do Grupo Especial, a Vila Isabel segue com a agenda de comemorações bastante ativa e vivendo o pequeno período de descanso após o Carnaval. Com mais um desfile festivo programado, a Azul e Branca ainda não parou para definir totalmente o planejamento para o próximo ano, mas o desejo pela sequência do trabalho é visível junto aos comandantes da Swingueira.

"Estamos ansiosos para poder fazer um novo trabalho vencedor. A escola está muito feliz com o título, acredito que os segmentos sejam mantidos, afinal, em time que está ganhando não se mexe. Queremos começar logo nossos trabalhos", disse Wallan, que teve a mensagem reforçada por Paulinho, que fez questão de ressaltar mais um momento festivo da escola campeã.

"Ainda está tudo muito recente, neste domingo teremos mais um desfile de comemoração, em Vila Isabel. No geral, vamos esperar a diretoria para que possamos dar sequência ao trabalho", disse Paulinho.
Mestres da Vila ainda festejam o título | Foto: Diego Mendes / Divulgação
Mestres da Vila ainda festejam o título conquistado pela escola | Foto: Diego Mendes / Divulgação
Curiosidade verde e branca

Outro assunto que vem tomando espaço no cenário carnavalesco está por conta da escola recém-chegada ao Grupo Especial. O experiente mestre Capoeira vem sendo citado como o possível nome para ocupar o cargo de diretor de carnaval do Império da Tijuca, o que poderia acabar fazendo um de seus diretores assumir o comando da bateria Sinfonia Imperial. Entretanto, ao ser procurado, o mestre deixou claro a falta de veracidade no fato.

"Não é um fato verdadeiro, o diretor de carnaval da escola é o Thiago Monteiro. É mais um tipo de comentário como outros que acontecem nesse período pós-carnaval. A tendência é que eu siga com o trabalho. Só estamos esperando pela reunião com a diretoria, que deve acontecer em março, para termos esta confirmação", ressaltou Capoeira.
Casagrande vem sendo especulado em outras escolas | Foto: Divulgação
Mestre Casagrande vem sendo especulado em muitas outras escolas | Foto: Divulgação
Especulações traumatizam torcedores

Com os constantes rumores de interesses e transferências nas primeiras semanas após o Carnaval, os sambistas são os que acabam criando uma maior expectativa. Ansiosos pelas mudanças que podem ocorrer em suas escolas, os foliões acabam vivendo com o grande risco de ver as notícias não se concretizarem, ou do resultado final acabar sendo diferente.

Um dos exemplos disso fica pela Unidos da Tijuca. Com a bateria comandada por Casagrande, os torcedores da escola já se depararam com constantes rumores da saída do mestre em diversos anos, mas o fato não vem se concretizando. Desde que assumiu a Pura Cadência, após o carnaval de 2007, o mestre vem dando sequência ao trabalho, mas ainda é cogitado em outras agremiações, fato que não deve se tornar realidade por mais um ano.

Mesmo com as especulações em alta, é provável que qualquer mudança no comando das baterias cariocas só se concretizem na segunda quinzena de março, quando as agremiações terão retornado da Argentina, onde participarão de mais uma temporada do evento "Carnaval de Rio en San Luis", protagonizado por milhares de componentes brasileiros na pequena província do país vizinho.

Outro fator que pode adiar qualquer decisão sobre alterações nas diretorias são as possíveis mudanças de poder nas esclas, já que algumas agremiações passarão por processo eleitoral dentro dos próximos meses. Confira o atual andamento da situação contratual de cada mestre de bateria do Grupo Especial do Carnaval carioca:
Situação de alguns mestres ainda não estão definidas | Foto: Arte
Situação de alguns mestres ainda não está definida para o próximo carnaval | Foto: Arte O Dia