Rio -  Se você acha que o título tem a ver com Fernanda Montenegro, que interpretou ‘A Velha Dama Indigna’, de Brecht, acertou na mosca. E acredito que ela esteja gostando de ver Rogéria na novela ‘Lado a Lado’; ela arrasa no papel de Alzira, veterana atriz aposentada.

Eu ia quase todas as noite vê-la e principalmente ouvi-la no Teatro Rival, lá se vão 50 anos. Uma das melhores cantoras brasileiras, e isso quando as havia: Elis, Maysa, Elizeth, Clara, Angela Maria, Elza Soares, Nana e por aí vai, uma constelação. Antológica sua interpretação de ‘Ne me quitte pas’, páreo duríssimo para Edith Piaf.
Acidente de percurso: foi na conversa de um empresário, fez um tratamento com hormônios femininos e acabou prejudicando a belíssima voz natural. Mas não o talento e a garra. Sempre associo Rogéria a Fernanda, nossa grande diva do teatro e que teveparticipações memoráveis na tevê. Por quê? O ‘Pasquim’ entrevistou Rogéria (número 223, de outubro de 1973). Os entrevistadores: Ziraldo, Millôr, Fortuna, Ivan Lessa, Sérgio Cabral, eu e Caulos, que bolou e fez a montagem da capa, encaixando o rosto de Rogéria na ‘Mona Lisa’.
La Montenegro aceitou nosso convite e escreveu a apresentação: “Idos de 1960 — TV Rio. Um rapazinho moreno esverdeado, espinhas no rosto, olhos grandes e tristes, sonhava um dia em se transformar num belo ser feminino.
Mas, acima de tudo, dizia enquanto me maquiava: ‘Queria ser uma artista que as pessoas me respeitassem como uma atriz como você’. 1973 — na plateia na Maison de France, assistindo a ‘O Amante de Madame Vidal’, de Vermeuil, uma bela mulher, pele macia e dourada, educadíssima, dentes perfeitos, fartos cabelos louros, discretamente vestida e maquiada, me aplaude sozinha quando entro em cena. Alguém a seu lado perguntou: ‘A senhora se entusiasma assim porque também deve ser artista’. Ao que Rogéria respondeu que sim. Ela, emocionada, contou essa conversa ao me abraçar no camarim.”
aproveito para ser o primeiro a dar parabéns pelos seus gloriosos 70 anos, que completará no dia 21 de março. Que continue brilhando como sempre.