Com a proximidade da Páscoa, estão abertas 6.692 chances de emprego temporário no Estado do Rio. Em todo o Brasil, são 73,7 mil vagas. O levantamento é da Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem), destacando que 40% dos profissionais do comércio são efetivados posteriormente.
De todos os temporários contratados no Brasil para o período, 8% dos trabalhadores terão chances de efetivação e 12,5 mil são jovens que estão em primeiro emprego, segundo a pesquisa da associação. Quem consegue uma vaga na Páscoa, pode ter remuneração entre R$ 750 e R$1,3 mil, com direito a benefícios como vale-refeição, vale-transporte e em alguns casos, premiação por desempenho.
Cecília começou como temporária na Cacau Show do Shopping Tijuca, foi contratada e já pensa em carreira | Foto: Ernesto Carriço / Agência O Dia
Cecília começou como temporária na Cacau Show do Shopping Tijuca, foi contratada e já pensa em carreira | Foto: Ernesto Carriço /Agência O Dia

HORA DE SER EFETIVADO
O emprego temporário pode ser a porta de entrada para o mercado de trabalho ou até a chance para quem pensa em construir carreira. A vendedora Cecília Teixeira, de 25 anos, é prova de que o emprego temporário rende frutos.
Ela trabalhou quase dois meses durante o período da Páscoa, no ano passado. Logo em seguida foi contratada, por conta do bom serviço que prestou na empresa.

Cecília conta que a efetivação representou um salto na renda e nos planos para o futuro. Ela dá as dicas para contratação após a oportunidade como temporário: “É preciso ser ágil, dinâmico, além de ser simpático e atencioso com os superiores e os clientes”, exemplifica.
ONDE SE CANDIDATAR
CACAU SHOW
São 420 vagas de emprego temporário em todo o Estado do Rio para a Páscoa na Cacau Show. A empresa exige que o profissional tenha mais de 18 anos, além de Ensino Médio completo e experiência anterior em vendas. A orientação para o candidato é deixar o currículo com o gerente da loja mais próxima. Em seguida, eles chamam para entrevista.
KOPENHAGEN
Para tentar uma das 543 vagas que a Kopenhagen e a Chocolate Brasil Cacau estão abrindo no país, não é preciso ter experiência anterior em vendas. Os requisitos são: ter mais de 18 anos de idade e Ensino Médio completo. Segundo a empresa, há chances de efetivação após a Páscoa. Basta entregar currículo na loja.
NESTLÉ
Ao todo, a Nestlé vai contratar 3.665 promotores para atuar em todo o país. No estado, serão 374 oportunidades para temporários. Para se inscrever, ligue para (21) 2215-2337. A empresa exige experiência anterior no mercado, responsabilidade e fácil comunicação. O processo seletivo acontece até 13 de março.
GAROTO
No período comercial da Páscoa, entre fevereiro e março, a Chocolates Garoto vai abrir mais de 650 vagas para temporários em todo o estado. Interessados podem enviar currículo para pascoagaroto2013@cafecomunicacao.com.br. É preciso especificar, no assunto do e-mail, qual o estado onde deseja participar da seleção.
Senai abre 3 mil vagas para cursos no Rio
O Senai Rio abriu, ontem, 3.545 vagas para cursos técnicos por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Até o fim deste ano, serão mais de sete mil vagas abertas no estado. Alunos do Ensino Médio, cursando o 2º ou 3º ano, podem tentar ingressar em um dos cursos.
As aulas terão início na segunda quinzena de março. Para ter mais informações sobre as vagas do Senai no Pronatec e descobrir detalhes dos cursos, vale fazer uma consulta emwww.cursosenairio.com.br/pronatec ou pelo telefone 0800-0231-231.