Santa Catarina -  A Ford, enfim, começa a trazer a nova geração do Fusion. Lançado nos Estados Unidos em 2012, durante o Salão de Detroit, o sedã, totalmente renovado, agora desembarca no Brasil. A princípio, o novo Fusion virá na versão 2.5, que estreia a motorização flex — ao longo de 2013 vão chegar as opções Hybrid e Titanium EcoBoost 2.0.
Visualmente mais elegante — deixou de lado o estilo 'tiozão' e as feições tipicamente americanas —, o novo Fusion, pode-se dizer, agora tem design mais europeu, com linhas bem marcantes. Mas a principal novidade do sedã está debaixo do capô.
Com traços mais europeus e perfil de cupê, o Fusion é bem equipado e espaçoso | Foto: Divulgação
Com traços mais europeus e perfil de cupê, o Fusion é bem equipado e espaçoso | Foto: Divulgação
Afinal, a Ford passa a adotar motorização flex no modelo. O Fusion agora é equipado com o propulsor Duratec 2.5 litros, o mesmo motor presente na picape Ranger. Com bloco e cabeçote em alumínio, comando variável, a unidade de força entrega 167 cv e 175 cv de potência máxima — com gasolina e etanol, respectivamente. A transmissão é automática sequencial de seis velocidades — as trocas manuais são feitas na manopla do câmbio.
A lista de equipamentos de série é extensa. Para o conforto, o Fusion conta com ar-condicionado digital, direção elétrica, sistema de conectividade composto por tela de cristal líquido de oito polegadas e GPS, banco do motorista com ajustes elétricos e coluna de direção com ajustável em altura e profundidade, entre outros.
Já para a segurança, o Fusion conta com oito airbags — frontais, laterais, de cortina e de joelhos —, freios com ABS, EBD e EBA — as duas últimas siglas designam distribuição e assistência eletrônica de frenagem, respectivamente —, sistema de monitoramento da pressão dos pneus e controles eletrônicos de tração e estabilidade. Há até uma inesperada grade ativa, que abre no trânsito urbano, para o perfeito arrefecimento do motor e fecha nas estradas, onde a silhueta do carrão tem um ‘Q’ de cupê e algo dos Aston Martin.
Importado do México, o Fusion desembarca no Brasil a R$92.990 — é oferecido nas cores prata, branca, preta, cinza, azul e duas opções na cor vermelha. Opcionalmente, o sedã pode receber teto solar ao custo de R$ 4 mil.
O carro é bem equipado para brigar com os concorrentes de peso como o Peugeot 508, VW Jetta TSI, Hyundai Sonata e Kia Optima e deve receber seu maior rivalno segundo semestre, quando chega o novo Chevrolet Malibu.