Rio -  O dia e o público, 15.669 presentes, não foram à altura do Clássico dos Milhões, até pelo futebol apresentado em campo. Não faltou emoção. Flamengo e Vasco fizeram um jogo aberto e priorizaram o ataque. A tática rubro-negra de apostar na velocidade de Rafinha e Nixon e na versatilidade de Ibson e Elias deu certo: o Fla venceu o rival, nesta quinta-feira, no Engenhão, por 4 a 2.

Fla bate o Vasco e vira líder

    • 311alm3
    • 311alm22
    • 311alm23
    • 311alm9
    • 311alm7
    • 311alm6
    • 311alm8
    • 311alm26
    • 311alm5
    • 311alm11
    • 3101am01
    • 3101am05
    • 3101am07
    • 3101am03
Velocidade rubro-negra dá certo, Rafinha brilha e Flamengo faz a festa no Engenhão
Na partida em completou 150 jogos pelo Vasco, além de ver seu time perder, Dedé foi mal em campo. O zagueiro sofreu com o ataque rubro-negro e ainda pisou na bola e caiu no chão no segundo tempo.

O Fla versão 2013 vai se encontrando. Elias está cada vez mais à vontade e foi um dos destaques do Flamengo. A dúvida de Dorival Júnior para o clássico era entre Ibson e Cleber Santana. O primeiro começou o jogo, deu assistência e foi bem. O segundo entrou na etapa final e marcou. A briga pela posição vai ser acirrada.
Foto: André Mourão / Agência O Dia
Nixon, com o peito, fez 2 a 0 para o Flamengo | Foto: André Mourão / Agência O Dia
Com a vitória, o Flamengo pula para 10 pontos e assume a liderança do Grupo B da Taça Guanabara. O Vasco perde a invencibilidade, mas continua na ponta do Grupo A com nove pontos.

Na próxima rodada, no domingo, às 17h, o Flamengo encara o Nova Iguaçu no Engenhão. No mesmo dia, às 19h30, o Vasco recebe o Bangu em São Januário.

O JOGO

Não faltou emoção no primeiro tempo. Os ataques levaram vantagem sobre as defesas com facilidade. Foi uma profusão de chances. Ibson apareceu livre e isolou a bola. Já Bernardo parou em Felipe. O jogo era franco, sobrava espaço. Ibson avançou e lançou Rafinha. O jovem atacante dividiu com Alessandro, e a bola ficou limpa para Hernane mandar para o fundo da rede: 1 a 0 Flamengo. Foi o quarto gol do atacante no Carioca.
O Flamengo explorava os lados do campo. Pela esquerda, Rafinha obrigou Alessandro a espalmar para escanteio. O Vasco ameaçava o Fla com bolas aéreas. Leonardo não conseguiu cabecear em cheio e reclamou de empurrão de González. A resposta do Fla foi em um contra-ataque fulminante que nasceu dos pés de Ibson e Elias. O volante apareceu na esquerda e cruzou para Nixon, com o peito, fazer 2 a 0.

O Vasco não se abateu e usou a bola aérea para diminuir. Bernardo cobrou falta da direita. Pedro Ken surgiu livre e marcou para o Gigante. O Fla sofria pelo alto. Em outro lance, a bola ficou "perdida" pela área até a zaga cortar. Depois, Wendel pegou rebote e obrigou Felipe a defender no susto. O movimentado primeiro tempo terminou 2 a 1 para o Fla.

Flamengo e Vasco voltaram para o segundo tempo com alterações. Dorival Júnior sacou Nixon para colocar Cleber Santana. Já Gaúcho pôs Dakson na vaga de Jhon Cley.

A mudança do Fla logo surtiu efeito. Após perder bola, Rafinha recuperou, passou por dois jogadores e rolou para Cleber Santana. Ele acertou um chute com força sem chance para Alessandro: 3 a 1.
Foto: André Mourão / Agência O Dia
Rafinha: o nome do jogo e da vitória do Flamengo | Foto: André Mourão / Agência O Dia
O Vasco não se abateu e assustou em três lances. No primeiro, Felipe saiu mal. A bola sobrou para Dakson, que isolou. Depois, Eder Luis lançou Bernardo. O meia chutou, Felipe deu rebote, mas Bernardo emendou para fora. Tenorio, que entrou no lugar de Leonardo, chutou da entrada da área e obrigou o goleiro do Fla a mandar para escanteio.

A resposta do Flamengo foi na velocidade de Rafinha. Ele arrancou do meio de campo e tocou na saída de Alessandro. Foi o primeiro gol de Rafinha pelo profissional. O jovem ficou emocionado. Desgastado, Rafinha foi substituído. Thomás entrou em seu lugar.
Foto: André Luiz Mello / Agência O Dia
Bernardo se lamenta: Fla acaba com invencibilidade do Vasco | Foto: André Luiz Mello / Agência O Dia
A noite era de gols no Engenhão. Dakson arriscou de fora da área e surpreendeu Felipe, que falhou e não evitou o gol mesmo com a bola em sua direção: 4 a 2. Mas o goleiro do Fla se redimiu logo depois. Eder Luis ficou cara a cara com Felipe, que se esticou todo e impediu o terceiro gol do Vasco.

No fim, o Vasco assustou com André Ribeiro, mas Felipe salvou. A bola ainda bateu na trave. A vitória ficou com o Flamengo.