Rio -  Desde o último dia 15, os comerciantes ambulantes que possuíam barracas para artigos de artesanato e variedades na Orla Bardot começaram a ser deslocados para um espaço público na Travessa do Colégio, no Centro de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos. A iniciativa, formalizada em reunião com a presença do prefeito André Granado, tinha o objetivo de dar continuidade ao trabalho de ordenamento do município e reestruturação urbana da orla da cidade.
A Orla Bardot é um dos destinos mais procurados pelos turistas que visitam Búzios, na Região dos Lagos: prefeitura quer ordenar o espaço | Foto: Divulgação
A Orla Bardot é um dos destinos mais procurados pelos turistas que visitam Búzios, na Região dos Lagos: prefeitura quer ordenar o espaço | Foto: Divulgação
A reunião foi realizada no gabinete do prefeito e contou com as participações dos secretários de Turismo (José Marcio dos Santos) e de Infraestrutura (Carlos Alberto Nogueira), do chefe de gabinete, Renato de Jesus, do subsecretário de Cultura e Patrimônio Histórico do município, Antônio Jorge Pinheiro, do presidente da Câmara Municipal, Leandro Pereira, de vereadores e representantes do comércio ambulante buziano.
Durante o encontro, ficou decidido que, com a retirada das 38 barracas da Orla Bardot, as 14 utilizadas para vendas de artesanato serão imediatamente instaladas na Travessa do Colégio.
Readequação
Já os donos das 24 barraquinhas usadas, até o momento, para a venda de material importado e manufaturados, poderão utilizar o espaço desde que passem por uma readequação dos produtos comercializados.
O trabalho está sendo feito em parceria por diversas secretarias municipais, tendo à frente a Secretaria de Cultura. Futuramente, é meta do prefeito André Granado construir um espaço público destinado aos artesãos e onde estarão instalados módulos padronizados no lugar de barracas e banheiros femininos e masculinos.