Rio -  Estudo divulgado pela Universidade da Pennsylvania, nos Estados Unidos, sugere que candidatos entrevistados por recrutadores na parte da manhã têm maior chance de serem aprovados em processos seletivos. A pesquisa se baseou em nove mil entrevistas para a entrada em um curso de MBA (curso de formação de executivos na área de Administração) de uma escola de negócios americana. Nelas, os recrutadores tendiam a dar notas aos candidatos baseados nas avaliações que já haviam dado naquele dia a outros entrevistados e não restritamente ao desempenho do estudante durante oprocesso seletivo.
Para Cláudia Tinoco, consultora de RH e vice-presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), a pesquisa norte-americana não reflete a realidade dos processos seletivos para emprego. “Esses dados são de uma situação muita específica e não tem relação direta com nosso mercado. Acredito que os resultados obtidos podem estar ligados mais ao humor do entrevistador do que com o horário da entrevista”, explica.
O estudo ressalta ainda que recrutadores tendem a acreditar que um candidato não está apto a ocupar uma vaga apenas por terem entrevistado uma série anterior de bons aspirantes às vagas.
A consultora Cláudia Tinoco dá uma dica para quem está a procura de umaoportunidade no mercado de trabalho. “Quinta e sexta-feira são dias excelentes para fazer entrevistas de emprego. São dias próximos ao fim de semana e, geralmente, recrutadores estão mais receptivos e bem-humorados”, conta.