A grande oferta de concursos públicos torna  a carreira de Direito cada vez mais atraente, isso sem falar das inúmeras oportunidades em empresas privadas. Para preparar bem esse profissional tão requisitado na atualidade, novas práticas de ensino, mais modernas, estão sendo adotadas pelas instituições antenadas no futuro.
Na Estácio, os alunos recebem o material didático entregue em um tablet e aindacompartilham as anotações com professores e amigos por meio da ‘didática’, rede social exclusiva para compartilhamento de estudo.
Há ainda o Núcleo de Prática Jurídica, órgão encarregado de implementar, orientar e controlar as atividades de estágio desenvolvidas pelos alunos da instituição. A equipe é composta por uma coordenação e advogados especializados no ensino prático, possibilitando aos estagiários o exercício efetivo da prática jurídica real, com a segurança da supervisão contínua.
Advogados de defesa podem ingressar na Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA) caso o Supremo adote o chamado voto de qualidade no caso de empates | Foto: Divulgação
Advogados podem ser defensores ou juízes| Foto: Divulgação
A partir do 6º período da Estácio, com a inclusão das disciplinas Prática Simulada I a V, a cada aula é apresentado um caso concreto, extraído da jurisprudência mais atualizada. Cabe ao estudante analisar o caso, discutir as possíveis soluções e elaborar pareceres, atas, contratos e peças processuais.  As peças redigidas pelos estudantes são corrigidas, refeitas, digitadas e arquivadas, formando banco de modelos que poderão ser muito úteis no começo da vida profissional dos alunos. Em todas as disciplinas, é empregada a Metodologia de Estudo do Caso Concreto, que aproxima o estudante da realidade que enfrentará, e desenvolve o raciocínio para resolver problemas.
O curso de Direito dura cinco anos e geralmente o profissional inicial ganha de 6 a 10 salários mínimos. No entanto, concursos públicos para os cargos com as maiores remunerações exigem o diploma de graduação em Direito, logo essa perspectivafinanceira pode ser bem maior. Quem se forma pode ser: Advogado, Juiz Estadual, Federal e do Trabalho, Promotor de Justiça, Defensor Público, Procurador do Município, do Estado, da República e da Fazenda, Tabelião, Delegado de Polícia, Serventuário da Justiça ou Magistério Superior.
Para atuar como advogado ou, ainda, como defensor público, cargo para o qual se exige tempo de experiência profissional, é necessário que o bacharel em Direito tenha também tido aprovação no Exame da OAB.