Rio -  ‘O fim do Carnaval e do horário de verão, e a volta às aulas na mesma semana fazem com que qualquer carioca que se preze entre em depressão!’. A frase bem-humorada do vendedor  ambulante Odair José, há 30 anos nas areias do Leblon, retrata o sentimento de moradores e turistas da Cidade Maravilhosa, que lotaram as praias do Rio na tarde desta sexta-feira.
Os dias de sol no mês de fevereiro, coincidentes com o período de folia, fizeram com que o Carnaval deste ano fosse considerado o ponto alto da estação. O comércio carioca, aquecido pelo fluxo de turistas, é claro, comemora: “Janeiro foi um mês com muitas chuvas, pouco sol. O povo estava querendo um verão carioca de verdade”, opinou Odair.
Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia
Ambulantes e banhistas encheram ontem as praias da Zona Sul | Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia
Para quem retorna à rotina de trabalho e estudos na segunda-feira, o fim da semana tem o amargo gosto da despedida: “Vou ter que sair do Rio e chegar a Cuiabá hoje, pronta para encarar o trabalho e a volta às aulas das crianças. Dói”, confessou a enfermeira mato-grossense Andréa Taques, na cidade desde o início do Carnaval.
À meia-noite deste sábado, os resmungões ainda precisarão ajustar o relógio para uma hora mais cedo. “Só no verão pode-se ter um dia de trabalho e voltar a tempo de curtir uma praia. Vai fazer muita falta”, lamentou o gerente de Marketing Ricardo Freitas, morador da Tijuca.