São Paulo -  A volta às aulas se aproxima e não há melhor momento para arrumar o cantinho de estudos das crianças. A organização começa com o descarte de materiais e brinquedos antigos. “É preciso que os itens novos caibam nos espaços. Portanto, o ideal é guardar ou doar os brinquedos que estiverem nas prateleiras. Isso ajuda a não sobrecarregar a escrivaninha”, afirma Cintia Covre, personal organizer.
Os nichos próximos ao chão otimizam espaço e podem servir para guardar livros e materiais cotidianos | Foto: Divulgação
Os nichos próximos ao chão otimizam espaço e podem servir para guardar livros e materiais cotidianos | Foto: Divulgação
Espaço limpo e disponível, hora de planejar a arrumação. O principal objetivo deve ser valorizar o quesito praticidade - em especial nos itens usados no dia a dia. Elementos como nichos, caixas organizadoras, arquivos de plástico e até cabideiros podem ajudar a deixar tudo em ordem. O essencial é que tais locais permitam boa visualização dos materiais e sejam de fácil acesso (lembre-se de que os itens devem estar na altura da criança). A estante é outro móvel que também melhora a organização, mas apresenta controvérsias, já que ocupa muito espaço e pode ser substituída por prateleiras. Independente de sua escolha, guarde na parte de cima os itens que não serão usados com frequência, como coleções de livros, DVDs e jogos de tabuleiro.
Prática, a escrivaninha extensível 'Elo' da Tok&Stok é vendida por R$ 399 | Foto: Divulgação
Prática, a escrivaninha extensível 'Elo' da Tok&Stok é vendida por R$ 399 | Foto: Divulgação
Separar os materiais de maneira correta é o segredo para encontrá-los maisfacilmente quando necessário. Agrupar de acordo com o tipo ou o dia da semana em que o uso costuma ocorrer são algumas das possibilidades de organização. Deixar sobre a mesa de estudos apenas o que for necessário no dia a dia – como porta-canetas e bloco de anotações – é outra forma simples de acabar com a bagunça.
Um erro comum da maioria das arrumações, segundo o arquiteto Leonardo Junqueira, é guardar os materiais em locais fechados. “As pessoas querem esconder a bagunça, ou impedir o acúmulo de sujeira quando recorrem a gavetas e armários. Mas não percebem que dificultando o acesso, tornam os guardados esquecidos e inúteis”, diz. Uma boa ideia para impedir tamanho ostracismo é buscar a vantagem da setorização. Provas em uma gaveta e itens eletrônicos em outra, por exemplo, funciona bastante, mas quando bem identificados.
“Evitar o acúmulo desnecessário também ajuda a eliminar a desordem, assim como deixar os itens sempre no mesmo lugar favorece a memorização”, afirma o arquiteto.
Ordem é tudo na área de estudos. Procure deixar somente os materiais usados no dia-a-dia em cima da mesa | Foto: Divulgação
Ordem é tudo na área de estudos. Procure deixar somente os materiais usados no dia-a-dia em cima da mesa | Foto: Divulgação
Instalar painéis magnéticos próximos à área de trabalho é mais um recurso que facilita os estudos e permite aumentar a ordem do local. Quanto aos móveis, nada melhor do que posicionar a bancada ou mesa de estudos em um espaço perto da janela, valorizando a iluminação natural, e preferir cadeiras com rodízios e regulagem de altura. “Posicione a mesa de costas para a porta, de modo a evitar que a circulação de pessoas atrapalhe a concentração do estudante”, diz Junqueira.

As informações são de Bruna Bessi, do IG