Rio -  Dependendo apenas de suas forças para garantir a classificação para as semifinais, o Vasco viu Bernardo dar um show e garantir a vitória e a liderança do Grupo A da Taça Guanabara. Após ver o Duque de Caxias sair na frente no placar, o clube de São Januário teve no camisa 31 a maior arma para conseguir a reação.

Principal jogador na partida, Bernardo foi o responsável pela cobrança de todas as faltas a favor da equipe, fez cruzamentos perfeitos, sofreu com a falta de sorte ao acertar a trave, mas foi o herói do jogo ao marcar os dois gols do Gigante da Colina, que venceu o Duque por 2 a 1.

O JOGO

No início da partida, o Vasco mostrou seu poder de fogo ao pressionar o Duque através das boas jogadas de Bernardo. Logo aos dois minutos, o camisa 31 chegou a fazer belo cruzamento para a cabeçada de Carlos Alberto, mas acabou vendo o juiz assinalar o impedimento do companheiro. Três minutos depois, o meia vascaíno voltou a colocar a bola na medida para algum companheiro, desta vez, Dedé pulou mais alto que a zaga adversária, mas cabeceou para fora.
Foto: Divulgação
Vasco começou a partida sem conseguir burlar a marcação do Duque | Foto: Divulgação
Após o bom início do Vasco, o Duque de Caxias resolveu mostrar que também podia causar perigo na partida. Aos 10 minutos, Charles Chad recebeu um belo lançamento, e obrigou Alessandro a fazer boa defesa para salvar o time da Colina. Entretanto, cinco minutos após o lance, o atacante voltou a levar perigo para o adversário, e nem o goleiro conseguiu evitar o gol do Duque. Após cruzamento, Chad recebeu na pequena área e encobriu o goleirão Alessandro.

Sem conseguir criar muitas jogadas, as equipes poucas vezes causavam perigo ao gol do oponente. Com 21 minutos de jogo, apenas três finalizações foram realizadas na partida, que só teve mais uma chance perigosa antes do intervalo. Aos 27 minutos, Bernardo voltou a fazer bom cruzamento para a área do Duque, Dedé desviou de cabeça, mas Renato Silva não conseguiu alcançar a bola.

Na segunda etapa, o Vasco voltou repetindo a postura do início do primeiro tempo. Com posse de bola bem superior ao adversário, o Gigante da Colina tentava a todo custo criar boas jogadas para empatar o placar, mas acabava parando na marcação ou esbarrando nos próprios artifícios, como aos 11 minutos, quando Dieyson recebeu bom passe, mas ao tentar o domínio, viu a bola passar por baixo de seu corpo.
Foto: Divulgação
Bernardo foi o responsável pela cobrança das faltas do Vasco | Foto: Divulgação
Pressionando a todo custo, o Vasco teve grande chance aos 17 minutos. O homem das bolas paradas do Gigante, Bernardo cobrou falta com categoria, e viu a bola explodir na trave direita do goleiro Fernando. Mesmo com a pressão vascaína, o Madureira quase ampliou a vantagem aos 23 minutos. Após receber excelente lançamento na pequena área, Charles Chad acaba mandando para fora e perdendo uma chance incrível. No lance seguinte, Bernardo deu bom passe para Dakson, que se livrou da marcação e soltou uma bomba, que explodiu novamente na trave.

Dominando a partida, a equipe de São Januário conseguiu o empate aos 28 minutos. Após belíssima jogada de Carlos Alberto, Dakson pegou o rebote e soltou uma bomba, que após desvio de Bernardo, de cabeça, parou no fundo das redes do Duque. Após a comemoração, o meia ainda recebeu cartão amarelo por ter tirado a camisa.

Melhor jogador da partida, Bernardo voltou a ser o centro das atenções aos 34 minutos. Após belo cruzamento de Eder Luis, Carlos Alberto acertou o travessão e, no rebote, o camisa 31 acertou em cheio para virar a partida e correr para comemorar seu segundo gol no jogo.
Com a vitória, o Vasco chegou aos 16 pontos e terminou a primeira fase da Taça Guanabara na liderança do Grupo A, já que ao empatar com o Boavista, o Botafogo acabou com 15 pontos, na segunda colocação. Na semifinal, o clube de São Januário irá enfrentar o Fluminense, que ficou na segunda posição do Grupo B.