Rio -  No último dia 12, o contêiner da UPP Parque Proletário, na Penha, foi atingido por tiros disparados por dois bandidos em uma moto. Ninguém se feriu. Nos últimos dias, outros conflitos envolvendo policiais de UPPs foram registrados em Manguinhos, Mangueira, Morro do Adeus e Providência.
O coordenador das UPPs, coronel Paulo Henrique Moraes, garante que os episódios foram isolados. “Nenhum tem a ver com o outro”, comentou Paulo Henrique.
Segundo ele, a maior parte dos atentados é desencadeada por bandidos em motos, os ‘camicases’. “São ações rápidas, difíceis de serem detectadas pelo Serviço de Inteligência”.
Foto: Osvaldo Praddo / Agência O Dia
Foto: Osvaldo Praddo / Agência O Dia
PMs são atacados na Penha
Moradores da Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha, na Zona Norte, passaram horas de medo e desespero entre a noite de quinta-feira e a madrugada desta sexta-feira, quando quatro policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) local ficaram feridos em ataques de traficantes.
Recentemente, outras ocorrências em áreas com UPPs voltaram a colocar o projeto da Secretaria de Segurança na berlinda.
Nesta semana, o episódio mais grave ocorreu na Mangueira, onde dois homens foram mortos — um deles, depois que os assassinos roubaram a arma de um policial da UPP —, e comerciantes fecharam as portas por ordem de traficantes em sinal de luto pela morte de Acir Ronaldo Monteiro da Silva, o 2K.
Num outro caso, conforme O DIA noticiou nesta sexta, dois PMs (um deles da UPP/Morro do Adeus, no Complexo do Alemão) vão responder por suposto sequestro e espancamento de um vigilante no dia 9 de janeiro.
Na quinta-feira, às 23h, dois homens numa moto atiraram contra PMs que faziam ronda na Vila Cruzeiro. Leandro Araújo Carvalho, 19, que supostamente pilotava a moto, foi preso. O acusado tinha passagem por associação ao tráfico e porte ilegal de arma.
Foto: Osvaldo Praddo / Agência O Dia
Suspeito é preso por policiais militares | Foto: Osvaldo Praddo / Agência O Dia
Confrontos em sequência
Pouco depois, bandidos atacaram a tiros o contêiner da UPP Vila Cruzeiro. Um PM foi baleado no antebraço. A viatura da unidade que o socorreu acabou batendo em um poste. Outros dois PMs ficaram feridos.
Os três, sem gravidade, foram hospitalizados. Depois, PMs trocaram tiros com traficantes no campo do Ordem e Progresso. Um fuzil foi apreendidopela polícia. O cabo Rafael Sales foi atingido por estilhaços de bala no braço.