Rio -  O desfile do Cordão do Bola Preta lotou a Avenida Rio Branco, no Centro do Rio, na manhã desta sábado de Carnaval. No ano em que completa 95 carnavais, o bloco mais antigo do Rio espera reuniu cerca de 1,8 milhão de foliões, segundo dados da Riotur, em desfile marcado por tumulto e confusão. Milhares de pessoas passaram mal e mais de 100 foram encaminhadas para a delegacia.
Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia
Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia
O bloco saiu por volta das 10h, mas a animação começou desde cedo, quando as primeiras pessoas começaram a chegar no local do desfile. Enquanto muitos foliõesinovam, com fantasias variadas, alguns mantém a característica do bloco, com roupas brancas de bolas pretas.
Foto: Divulgação
Cordão do Bola Preta arrasta multidão para o Centro | Foto: Divulgação
“O Bola Preta é a razão da existência do carnaval. Daqui a cinco anos, a gente completa 100 anos”, disse o presidente Pedro Ernesto Marinho.

A confusão ocorreu no final do bloco, quando a multidão chegava ao Theatro Municipal, na Cinelândia. Diversas pessoas passaram mal devido ao forte calor e houve tumulto também próximo aos banheiros químicos, alguns foram utilizados por mais de uma pessoa ao mesmo tempo. Uma viatura da Polícia Militar foi depredada e cerca de 107 pessoas foram encaminhas para a delegacia, sendo 16 mulheres, até as 13h30, por urinar nas ruas durante o desfile do Bola.
Foliões se fantasiam para curtir o tradicional Bloco do Bola Preta | Foto: Divulgação
Foliões se fantasiam para curtir o tradicional Bloco do Bola Preta | Foto: Divulgação
Após o bloco, a folia continua na sede do Bola, na esquina das ruas da Relação e Lavradio, na Lapa, com a tradicional macarronada e, à noite, ainda há bailes programados, tudo animado pela banda do Bola. Para garantir que os quase de 2 milhões possam acompanhar o Bola, as ruas no entorno da Avenida Rio Branco estarão fechadas.
Nesta sexta-feira, dezenas de blocos arrastaram multidões às ruas do Rio. Destaque para os tradicionais Bloco das Carmelitas, em Santa Teresa, e Embaixadores da Folia, no Centro.
Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia
Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia