Síria -  A grande mesquita dos Omíadas, na cidade de Aleppo, na Síria, foi palco nesta terça-feira de violentos confrontos entre as tropas do governo e os rebeldes e de uma explosão que deixaram pelo menos dez mortos, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos. Entre os mortos durante os combates nos arredores da cidadela localizada na parte histórica da cidade estão um rebelde e cinco civis, atingidos por um projétil, de acordo com o Observatório.
A agência de notícias estatal, "Sana", informou que "terroristas" detonaram uma bomba perto do muro na parte sul da mesquita, o que causou grandes danos. O ativista Mohammed al Khatib, do escritório de informação de Aleppo, disse à Agência Efe via internet que os insurgentes conseguiram "libertar a mesquita" que estava sob o controle das forças do presidente da Síria, Bashar al Assad. Khatib informou, ainda, que aviões do governo bombardearam o aeroporto militar de Meneg, na província de Aleppo, cercado pelos rebeldes há dois meses.
Também foram registrados confrontos na cidade de Tel Aran, próxima a Aleppo, onde os insurgentes impedem o avanço de tropas sírias em direção ao aeroporto internacional de Aleppo. Estes novos casos acontecem no dia em que o grupo 'Human Rights Watch' (HRW) denunciou que mais de 140 pessoas morreram, entre elas 71 menores, em quatro ataques com mísseis realizados na semana passada em zonas residenciais de Aleppo.
As informações são da EFE