Iraque - Pelo menos um civil morreu e sete ficaram feridos neste sábado em um ataque suicida que tinha como alvo o governador da província de Diyala, no Iraque, Omar al Hamiri. O político escapou ileso do atentado, informou à Agência Efe uma fonte da Polícia.
O suicida detonou o carro-bomba que conduzia junto à casa de Hamiri, situada no centro da cidade de Baquba, ao noroeste de Bagdá. O governador não foi atingido, mas entre os feridos figuram três dos seus guarda-costas, segundo a fonte, que assinalou que a casa de Hamiri acabou danificada, assim como as propriedades contíguas.
Em outro incidente, ocorrido no final da noite desta sexta-feira, homens armados assassinaram um juiz da cidade de Al Tarmiya, cerca de 30 quilômetros ao norte de Bagdá.
Essas ações violentas acontecem um dia depois de sete membros da milícia sunita pró-Governo Conselhos da Salvação terem morrido em um ataque perpetrado por homens armados no leste da cidade de Tikrit, ao norte da capital iraquiana. O Iraque vive uma crise política originada pelos protestos nas províncias de maioria sunita, onde os manifestantes se queixam da marginalização que dizem sofrer por parte do Governo do xiita Nouri al-Maliki.
As informações são da EFE