Rio -  Os prazos máximos para marcação de consultas, exames e internação de dez planos de saúde serão monitorados a partir de sexta-feira pelo Procon Carioca, coordenado pela Secretaria de Defesa do Consumidor da Prefeitura do Rio. Foram escolhidos para o monitoramento os maiores convênios do Rio: União Espaço Hospitalar, Unimed, Sul América, Amil, Assim, Bradesco, Dix, Golden Cross, Medial e Semic.
Caso a empresa tenha um grande número de reclamações e nenhuma solução, vai ser punida por medida prevista no Código de Defesa do Consumidor: multa que varia de R$ 400 a R$ 6 milhões.
'Começaremos a fiscalizar os prazos de agendamento de todos os planos de saúde estabelecidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar. Todas as reclamações que chegarem ao Procon, encaminharemos à agencia”, disse a secretária de Defesa do Consumidor, Solange Amaral.
COMO RECLAMAR
As reclamações serão feitas pelo telefone 1746 ou por meio do www.proconcarioca.org.br. Os prazos de atendimento variam conforme o serviço: urgência e emergência, atendimento imediato; consultas básicas e procedimentos feitos em consultório, com prazo máximo de sete dias; e serviços de diagnóstico por laboratório de análises clínicas, em até três dias.