Estados Unidos -  Após ter o nariz e as orelhas cortadas pelo marido há três anos no Afeganistão, Aesha Mohammadzai, de 19 anos, agora mostra o sorriso no rosto ao exibir o resultado da cirurgia para reconstruir a face. A jovem afegã tornou-se famosa em todo o mundo depois de sua imagem apareceu na capa da revista Time.
Foto: Reprodução Internet
Foto: Reprodução Internet
Como parte do tratamento, os médicos colocaram uma concha de silicone inflável sob a pele da testa e gradualmente preenchido com fluido, a fim de expandir sua pele e criar tecido extra para seu novo nariz. Tecido de antebraço também foi transplantado para para formar o revestimento interno do nariz.
A feridas de Aesha estão cicatrizando, mas ela vive com as cicatrizes que cirurgiaplástica não resolverá. Falando pela primeira vez na televisão para Daybreak ITV, ela contou a história por trás dessa foto.
Nas mãos de torturadores
"Todo dia eu fui abusada por meu marido e sua família. Mentalmente e fisicamente. Então, um dia, tornou-se insuportável, então eu fugi", disse. "Eles me pegaram e me colocaram na prisão por cinco meses. Quando saí o juiz me mandou de volta para o meu marido". "Eles amarraram minhas mãos e os meus pés e disseram que o meu castigo seria cortar meu nariz e orelhas".
Foto: Reprodução Interent
Foto: Reprodução Internet
Deixada nas montanhas para morrer agonizando, ela se arrastou até a casa de seu avô e seu pai, que a levaram para uma instalação médica americana, e de lá levada para uma inatituição de caridade e adotada em seguida por uma família nos Estados Unidos.
Aesha se tornou símbolo da opressão das mulheres depois de fugir do país devastado pela guerra. Aesha agora quer a sua experiência para contar uma nova história, desta vez uma de esperança. "Eu quero dizer a todas as mulheres que sofrem abuso que é preciso ser forte. Nunca desistir e não perder a esperança."