Rio -  Estar presente durante a amamentação dos filhos é importante para os homens, mostra estudo desenvolvido pela Faculdade de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP). O aleitamento é uma etapa essencial na vida do bebê e, segundo apesquisa, a presença do pai é capaz de propiciar um ambiente doméstico mais colaborativo.
O período da amamentação é considerado desgastante para mulheres | Foto: Banco de imagem
O período da amamentação é considerado desgastante para mulheres | Foto: Banco de imagem
A pesquisa, iniciada em 2008 pela professora e doutora Tereza Laís Menegucci Zutin, entrevistou homens dacidade de Marília, em São Paulo, de idades, condição socioeconômica e cor diferentes. As únicas exigências é que fossem pais de recém-nascidos e morassem com as mães dos seus filhos desde o nascimento. Eles passaram responderam questionários sobre suas percepções do aleitamento.
A professora Cláudia Albulquerque é mãe de três filhos e conta que teve o acompanhamento do marido durante a fase de lactação. Segundo ela, isso faz com que o pai se sinta mais importante, e a mulher, mais segura em todo o processo de desenvolvimento da criança.
“É uma fase linda, mas desgastante para a mulher. A presença do meu marido me fez ter certeza de que esse era um projeto conjunto e isso gerou uma confiança e um companheirismo que nos permitiram querer ter mais filhos”, afirma Cláudia.