Rio -  Apesar de ter conseguido uma redução de 22,5% das mortes por acidente no trânsito e de 10,8% do número de feridos, no período de janeiro de 2011 a outubro de 2012, Volta Redonda lançou no dia 10 de janeiro a campanha educativa ‘Guiando pela Vida’. O objetivo é diminuir o número de motociclistas envolvidos em acidentes de trânsito, já que se verificou no mesmo período um envolvimento desses condutores em 15% dos acidentes de trânsito.
Além da divulgação nas ruas, campanha vai entrar em escolas municipais, estaduais e particulares, levando acidentados para fazer relatos | Foto: Divulgação
Além da divulgação nas ruas, campanha vai entrar em escolas municipais, estaduais e particulares, levando acidentados para fazer relatos | Foto: Divulgação
“Mesmo com essa redução significativa no número de acidentes de trânsito, o aumento do número de motociclistas envolvidos motivou a campanha”, afirmou o coordenador da Defesa Civil, do Ciosp e subcomandante da Guarda Municipal, Major Rodrigo Ibiapina.
A campanha, que vai ocupar as ruas com outdoors e a distribuição de 10 mil panfletos para os motociclistas, alertando sobre os procedimentos para uma direção segura, foi lançada com a participação de diversos órgãos do Poder Público municipal e de entidades civis.
No ano passado, de acordo com levantamento feito pelo Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública), foram registrados 250 acidentes com motociclistas, provocando a morte de 24 pessoas, número que preocupa as autoridades e a sociedade civil.
O prefeito de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto afirmou que a campanha vai entrar em todas as escolas municipais, estaduais e particulares, levando pessoas que foram acidentadas para relatar as experiências de vidas em decorrência dos acidentes que sofreram pilotando motos.
Delegado cita casos de embriaguez
A campanha também traz outra novidade, que está sendo realizada pela área de Assistência Social do Hospital São João Batista, e vai ajudar nas decisões relacionadas à execução da campanha: são as informações sobre o perfil dos acidentados com motos que dão entrada no setor de Emergência daquele hospital.
“Um levantamento feito pelo Corpo de Bombeiros no Estado do Rio, entre 2008 e 2011, mostrou aumento de 300% no atendimento a vítimas de acidentes envolvendo motocicletas, veículo mais frágil, onde as pessoas estão mais expostas”, afirmou o delegado titular da 93ª DP de Volta Redonda, Antônio Furtado, que concluiu: “ Na Operação Duas Rodas, da Polícia Civil, temos constatado pessoas dirigindo embriagadas, sem habilitação. Meus agentes fazem a apreensão dessas motos com apoio da Guarda Municipal”.