Rio -  As Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) dos complexos de Manguinhos e do Jacarezinho, na Zona Norte, foram inauguradas nesta quarta-feira. Ao todo 1.131 policiais militares irão patrulhar 20 comunidades nas novas UPPs. O governador Sérgio Cabral anunciou, durante a cerimônia de inauguração, que as favelas vizinhas do Rato Molhado (Engenho Novo) e Arará (Benfica) farão parte das comunidades policiadas pelas duas novas UPPs.
"Hoje a Polícia Civil entrou no Borel e prendeu 24 pessoas sem derramamento de sangue e sem dar um só tiro. Isso fala por si só pela mudança nas comunidades pacificadas. Sem a chegada da segurança, os serviços públicos ficam mais fragilizados. Não vamos ter a ilusao de que anos de abandono serão resolvidos de uma hora pra outra. Teremos desafios", afirmou o governador, fazendo referência à operação realizada nesta quarta-feira que culminou na prisão de 24 suspeitos na Tijuca.
Além do policiamento a pé e em viaturas, as UPPs de Manguinhos e Jacarezinho receberão 32 motocicletas para maior mobilidade e ostensividade no patrulhamento. Os policiais foram treinados pelo Batalhão de Choque em um estágio de motopatrulha.
Foto: Severino Silva / Agência O Dia
Foto: Severino Silva / Agência O Dia
"A UPP não é um projeto acabado, a solução de todos os problemas. A UPP é muito mais que a presença policial. Temos resultados visíveis quantitativos e qualitativos. Hoje os senhores são livres e vocês não têm que pedir licença para se manifestar", disse José Mariano Beltrame, secretário de Segurança do Estado.
Inicialmente as UPPs funcionarão com bases administrativas instaladas em contêineres até a definição de um local e construção da base definitiva. Em Manguinhos a UPP contará com uma base administrativa, na Vila Turismo e outras duas bases de apoio nas comunidades de Manguinhos e Mandela. A UPP Jazarezinho funcionará com a base administrativa na localidade conhecida como Azul e terá outras três de apoio no Campo do Abóbora, na Rua Darcy Vargas (antigo PPC) e no Pica-Pau.
Foto: Severino Silva / Agência O Dia
Governador Sérgio Cabral conversa com o secretário de Segurança José Mariano Beltrame e com o comandante geral da PM, coronel Erir Ribeiro | Foto: Severino Silva / Agência O Dia
No dia 14 de outubro de 2012, os dois complexos foram ocupados por 2.042 agentes das polícias militar, civil e federal, além do apoio de efetivo e blindados dos fuzileiros navais. A ação teve o apoio de 24 veículos blindados, sendo 13 da Marinha e 11 da Polícia Militar, além de sete aeronaves da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Militar e da Polícia Civil. Atualmente, a Operação Pacificação Manguinhos e Jacarezinho foi comandada pelos batalhões de Operações Policiais Especiais (BOPE) e de Choque (BPChq).
UPPs Manguinhos e Jacarezinho
A UPP Manguinhos, contará com o comando do capitão Marcelo da Silva Martins, de 32 anos, e terá um efetivo de 588 policiais. Já a UPP Jacarezinho contará com 543 militares, sob o comando do major Cláudio de Bessa Halicki, de 40 anos. Os 1.131 policiais das duas Unidades passarão a interagir no cotidiano de aproximadamente 69 mil moradores desses lugares, conforme levantamento feito pelo Instituto Pereira Passos (IPP) com base no Censo 2010. 
Foto: Severino Silva / Agência O Dia
Foto: Severino Silva / Agência O Dia
A Unidade Manguinhos atenderá, além da comunidade que dá nome a UPP, às subcomunidades Vila Turismo, Parque João Goulart, Parque Carlos Chagas (ou Varginha), Parque Oswaldo Cruz (ou Amorim), CHP2 (ou Vila União), Conjunto Nelson Mandela, Higienópolis, Vila São Pedro e Vitória de Manguinhos (ou Cobal). Já a UPP Jacarezinho será responsável pelo policiamento das localidades Tancredo Neves, Pica-Pau Amarelo, Vila São João, Xuxa, Marlene, Vila Viúva Claúdio, Marimbá, Jacarezinho, Carlos Drummond de Andrade e Vila Jandira.
Perfil dos comandantes
Bacharel em direito e com curso de Multiplicador de Polícia Comunitária no currículo, o capitão Marcelo da Silva Martins está na Polícia Militar há dez anos. Antes de ser escolhido para comandar a UPP Manguinhos ele trabalhou no 22º BPM (Bonsucesso), na subsecretaria Militar da Casa Civil e comandou as UPPs Batan e Cidade de Deus (Caratê).
Já o major Cláudio de Bessa Halicki está na Polícia Militar há 22 anos. Foi subcomandante do 19º BPM (Copacabana), do 34º BPM (Magé) e do 21º BPM (São João de Meriti), além de subchefe da PM 1. O currículo do oficial conta também com um Curso de Direito Internacional Humanitário e Direitos Humanos, ministrado pela Cruz Vermelha Internacional, e Curso de Negociação de Reféns, dado por uma equipe do FBI que esteve em São Paulo para repassar os ensinamentos para um grupo seleto de policiais brasileiros.