Egito -  Pelo menos 22 pessoas, 20 civis e dois policiais, morreram neste sábado nos violentos enfrentamentos nas imediações da prisão de Port Said, enquanto mais de duzentas ficaram feridas, segundo fontes médicas informaram à Agência Efe. O diretor do departamento de hospitais de Port Said, Abderrahman Farah, explicou que todas as vítimas fatais morreram baleadas, com exceção de dois, que tiveram hemorragias internas.
A maioria dos feridos já chegou sem vida aos hospitais da cidade, afirmou Farah, que acrescentou que as vítimas apresentavam "além de disparos de balas, fraturas e cortes em partes do corpo". O diretor informou que todas as mortes ocorreram nos choques entre as forças de segurança e os manifestantes nos arredores da prisão. O Exército enviou tropas para a cidade para tentar restaurar o clima de tranquilidade e proteger os prédios públicos, anunciou Ahmed Wasfi, general do Estado-Maior, à agência oficial "Mena".
Esta é a segunda cidade para onde foram enviadas nas últimas horas unidades das Forças Armadas. Na manhã de hoje, soldados chegaram em Suez, onde ontem à noite ocorreram graves distúrbios, nos quais morreram oito pessoas Os distúrbios em Port Said começaram após um tribunal do país recomendar a pena de morte para 21 acusados no massacre ocorrido no estádio da cidade no ano passado, que envolveu torcedores de clubes rivais.
Após a decisão, parentes dos condenados e torcedores fanáticos do time local Al Masry tentaram invadir a prisão e enfrentaram com armas de fogo e coquetéis molotov as forças de segurança. Segundo o ministério do Interior, foram utilizadas nos distúrbios armas automáticas e até armamento pesado.
Esta nova onda de violência ocorreu um dia depois de nove pessoas morrerem e 584 ficarem feridas, segundo os últimos dados do Ministério da Saúde, nos enfrentamentos registrados em todo o país durante a celebração do segundo aniversário da revolução que derrubou o presidente Hosni Mubarak.
Ao todo, oito pessoas morreram em Suez e uma na cidade de Ismailiya, enquanto o maior número de feridos foi registrado na província do Cairo (172), seguida por Alexandria (102), Suez (89) e Ismailiya (77).
EFE