Rio -  Os últimos anos mostraram uma disputa acirrada entre algumas das escolas de samba do Grupo Especial do Rio. Beija-Flor, Tijuca e Salgueiro foram as mais bem colocadas nas últimas cinco temporadas, com dois títulos das escolas azuis e um da vermelho e branco tijucana, fato que é comprovado através do ranking oficial da Liesa.
As boas colocações da Beija-Flor, sempre entre as quatro primeiras nos últimos cinco desfiles, deram à escola de Nilópolis a soberania entre as agremiações cariocas. Os títulos de 2008 e 2011, além das colocações de segundo, terceiro e quarto lugar nos outros anos, fazem da azul e branco a mais poderosa dentre as agremiações do Rio, atualmente.
Beija-Flor lidera ranking oficial da Liesa dos últimos cinco anos | Foto: André Mourão / Agência O Dia
Beija-Flor lidera ranking oficial da Liesa dos últimos cinco anos | Foto: André Mourão / Agência O Dia
Outra escola que garante um bom lugar devido às suas boas colocações constantes é o Salgueiro, a agremiação tijucana é a segunda colocada do ranking, dona de um título e duas segundas posições, além de ficar em quinto nos outros dois anos. A constante vivida pelo Salgueiro, faz a vermelho e branco superar a Unidos da Tijuca, que mesmo campeã em dois dos últimos cinco carnavais está na terceira colocação em função do mal desempenho no carnaval de 2009.
Mesmo estando 21 pontos atrás da terceira colocada, a Vila Isabel é uma das escolas que vem crescendo cada vez mais no cenário do carnaval carioca. Após ter retornardo para a elite com o título do Acesso em 2004, a escola de Noel Rosa segue realizando bons desfiles e se mantendo entre as campeãs. Dos últimos cinco anos, a azul e branco alcançou o quarto lugar em três ocasiões, além da premiada terceira colocação em 2012.
Em lados oposto das vitoriosas escolas da atualidade, Mangueira, Mocidade, Portela e Imperatriz protagonizam a parte intermediária do ranking. As agremiações não vivem a melhor época de sua história, mas seguem na luta por melhorias para voltar ao topo do poder. Enquanto a Mangueira apostará na novidade de ter duas baterias no carnaval de 2013 para garantir mais uma conquista no carnaval, a Portela segue lutando contra alguns problemas internos para se manter entre as favoritas, após conquistar a sexta colocação em 2012.
Nova gestão é a aposta do Império Serrano | Foto: Marcelo Faria / Divulgação
Nova gestão é a aposta do glorioso Império Serrano | Foto: Marcelo Faria / Divulgação
Enquanto algumas comemoram sua força no maior espetáculo da terra, outras escolas ainda encontram seu nome no ranking como motivo de esperança para voltar a crescer no carnaval, mesmo ocupando a última colocação, ao lado da 'novata' Renascer de Jacarepaguá, que fez sua estreia na elite em 2012, mas acabou sendo retornando para o acesso no mesmo ano. Donas de diversos títulos e de uma história gloriosa, a Estácio de Sá e o Império Serrano seguem lutando contra o estigma do Grupo de Acesso, atual Série Ouro.
Fora do Grupo Especial desde 2007, a Estácio ainda não conseguiu se reestruturar ao ponto de voltar ao posto de uma das grandes potências do carnaval, enquanto o Império Serrano aposta na gestão administrativa do presidente Atila Gomes, ex-mestre de bateria, para voltar à elite do espetáculo carioca. Outras escolas que também não fazem mais parte do Grupo Especial mas seguem protagonizando o ranking são Viradouro e Porto da Pedra, 10ª e 11ª colocadas, respectivamente. Confira o ranking oficial da Liesa:
Beija-Flor, Salgueiro e Tijuca são as primeiras do ranking | Foto: Reprodução Internet
Beija-Flor, Salgueiro e Tijuca são as primeiras do ranking | Foto: Reprodução Site Oficial Liesa