Rio -  A Praça Serzedelo Correia, em Copacabana, teve a segurança reforçada por policiais militares e guardas municipais, ontem, após O DIA mostrar que gangues de pivetes estão deixando apavorados moradores e comerciantes da região. Apesar de o efetivo ter aumentando, o que afugentou a maioria dos menores de rua, dois adolescentes infratores, de 12 e 15 anos, foram apreendidos por moradores depois de terem atacado duas mulheres. Além disso, a desordem urbana mostrada na reportagem ainda reina na região.
Por volta das 8h15, os dois meninos furtaram um celular e um cordão, supostamente de ouro, da administradora de empresas C., de 36, na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, que margeia a praça. Eles foram perseguidos e capturados por testemunhas que presenciaram o crime e acionaram policiais do 19º BPM (Copacabana). 

Carro da Guarda parado ontem sobre a calçada. Corporação diz que é legal | Foto: Estefan Radovicz / Agência O Dia
Carro da Guarda parado ontem sobre a calçada. Corporação diz que é legal | Foto: Estefan Radovicz /Agência O Dia
Os militares haviam apreendido um terceiro infrator, de 17, momentos antes, na mesma avenida. Os três tinham tentado assaltar, sem sucesso, a agente de viagem T., de 49.
Na 12ª DP (Copacabana), as vítimas reconheceram os adolescentes, encaminhados para a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescentes (DPCA). Outros quatro menores foram apreendidos, mas liberados por falta de provas.
Ainda pela manhã, funcionários da Comlurb, da Subprefeitura da Zona Sul, Guarda Municipal e Ordem Pública, com apoio do 19º BPM, recolheram roupas, cobertores, mochilas e certa quantidade de solvente e cola de sapateiro, escondidos dentro de bueiros nas proximidades da praça. Conforme O DIA publicou, bandos formados por até 30 jovens — entre eles, meninas grávidas e com crianças de colo — usam bueiros até para trocar de roupa e despistar a polícia depois de praticarem assaltos.
“Colocamos uma patrulha baseada exclusivamente na localidade e estamos à disposição da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social para apoiar o acolhimento dos menores de rua”, comentou o comandante do 19º BPM, tenente-coronel Cláudio Oliveira. À tarde, não havia menores em grupos perambulando nos arredores da praça, como na quinta-feira. Moradores comemoraram as ações do poder público. “Esperamos que a paz reine e nossos parentes voltem a nos visitar, pois eles ainda têm medo de vir aqui e serem atacados”, disse a designer Lorenza Moreira, 35.

Caminhão e mercadorias sobre calçada | Foto: Estefan Radovicz / Agência O Dia
Caminhão e mercadorias sobre calçada | Foto: Estefan Radovicz / Agência O Dia
Desordem continua
Embora a Secretaria Especial de Ordem Pública (Seop) tenha prometido providências quanto à desordem urbana nas imediações da Praça Serzedelo Correia, ontem o DIA flagrou várias irregularidades. Até um carro da Guarda Municipal estava estacionado sobre a calçada, na esquina da Av. N. S. de Copacabana com Rua Siqueira Campos, às 16h.
Perto dali, do outro lado da praça, na Rua Hilário de Gouveia, em frente ao Supermercado Pão de Açúcar, um caminhão e mercadorias ocupavam a calçada, dificultando a passagem de pedestres. A Guarda alegou, em nota, que o Artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro permite parada (sobre calçadas)de veículos de fiscalização de trânsito que estejam atendendo ocorrências.O delegado da 12ª DP, Márcio Mendonça, voltou a apelar para que qualquer tipo de crime seja registrado. “Em três meses, somente 16 pessoas procuraram a delegacia para comunicar roubos e furtos”, comentou. A dona de um restaurante disse que os comerciantes estão mais tranquilos com o reforço policial: “Os menores roubavam até bifes dos pratos de clientes, lembrou.