Rio -  De cada 100 litros de água coletados dos rios para abastecer as cidades, apenas 64 chegam à torneira dos brasileiros. O restante se perde em vazamentos pelo caminho. A preocupação com o desperdício do bem mais precioso do planeta e cada vez mais escasso levou a Organização das Nações Unidas (ONU) a declarar 2013 como o Ano Internacional da Cooperação pela Água.
Foto: Arte: O Dia
Clique na imagem acima para ver o infográfico completo | Arte: O Dia
A campanha mundial pretende fazer com que os países tenham uma gestão mais eficiente dos seus recursos hídricos e a população utilize de forma mais consciente a água no seu dia a dia, como na hora de tomar banho, escovar os dentes, dar descarga, lavar louças, entre outras tarefas rotineiras. Durante o ano todo serão divulgados dados sobre o uso, desperdício e poluição do recurso para conscientizar as pessoas.
O alerta é para que cada um faça a sua parte e não agrave ainda mais uma realidade que afeta cerca de 11% da população mundial, aproximadamente 780 milhões de pessoas, que não têm acesso à água potável.
Segundo a ONU, em média cada pessoa necessita de 50 litros de água por dia para atender suas necessidades de higiene e bem-estar. O problema é que a maioria das pessoas gasta muito mais do que realmente precisa, ‘varrendo’ calçadas com água, por exemplo. Enquanto nós, brasileiros, gastamos em média 187 litros de água por dia, os americanos consomem sete vezes mais do que o recomendado pelas Nações Unidas.
“Será um ano importante para gerar a consciência de que a água não é um recurso infinito”, diz Wagner Victer, presidente da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) do Rio. Segundo ele, a concessionária detectou nos últimos cinco anos cerca de 10 mil ligações clandestinas de água, que resultaram no pagamento de R$ 20 milhões em multas e detenção dos responsáveis pelo furto, que incluía donos de grandes empresas, de indústrias, condomínios de luxo e até hospitais particulares.
Para Wicter, a perda de água já foi maior, em torno de 50%. “A maior causa do desperdício são os hábitos equivocados do dia a dia. A educação tem que ser na formação das crianças que vão ser fiscais dos próprios pais”.
Litros a menos viram ‘dinheiro’
Moradores de 62 municípios fluminenses atendidos pela Cedae que atingirem metas de redução no consumo da água acumulam pontos que garantem descontos na compra de produtos em lojas de departamento. A pontuação vale nas lojas Submarino, Americanas.com, Blockbuster, entre outras.
O incentivo ao consumo consciente é uma iniciativa da concessionária em parceria com o Banco Cyan, da Ambev. Para ter acesso ao benefício, o cliente deve abrir uma conta no site www.bancocyan.com.br. A meta de cada um é calculada com base na média de consumo das residências e estabelecimentos.