Rio -  A atual ‘moda’ de reeditar antigos clássicos da indústria automotiva ganhará mais um capítulo. De acordo com a revista alemã Autobild, a Citroën está muito propensa a fabricar uma ‘releitura’ do ícone 2CV — ‘deux chevaux’, dois cavalos, em Francês. Ainda segundo a publicação, o novo modelo chegará ao mercado em 2014.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Conforme a Autobild, a fabricante francesa deverá aproveitar a base do atual C4 para fabricar o 2CV. Além disso, o modelo também vai ter design inspirado nas linhas do Cactus, carro-conceito que foi apresentado pela Citroën durante o Salão de Frankfurt em 2007.
Aliás, vai ser no Salão de Frankfurt — o evento acontecerá em setembro deste ano — que a marca francesa irá apresentar oficialmente o primeiro protótipo do 2CV. A produção em série do modelo, no entanto, terá início somente no segundo semestre de 2014 — em seguida, a Citroën deverá lançar no mercado o novo 2CV.
Ainda segundo a Autobild, o 2CV deverá ter preço em torno dos 16 mil euros — cerca de R$ 43 mil — e poderá contar com motorizações movidas a gasolina e a diesel na Europa. As unidades a gasolina poderão entregar entre 82 cv e 100 cv de potência máxima. Já o motor a diesel deverá ter 92 cv de potência. Nada impede que o novo 2CV venha a ser vendido no Brasil, assim como a reedição da linha DS.
A lógica do carro popular de verdade
Ícone da Citroën, o 2CV surgiu logo após a 2ª Guerra Mundial, sendo mostrado pela primeira vez no Salão de Paris, em 1948. A ideia do carro, porém, surgiu antes, em 1936. No ano seguinte apareceu o primeiro protótipo, mas o projeto foi engavetado devido ao estouro do grande conflito que assolou a Europa.
Com o início das vendas em 1949, o 2CV logo se revelou um verdadeiro sucesso. A mecânica era simples, com motor dois cilindros refrigerado a ar e 375 cm³ — 9 cv de potência máxima. Até 1990 foram emplacadas mais de 3,8 milhões de unidades.