Rio -  Dois mil e doze foi um ano de muitos acontecimentos para Mariene de Castro. Foi quando ela lançou o terceiro CD, o elogiado ‘Tabaroinha’. Também deu à luz pela quarta vez: sua primeira filha mulher, Maria. Ela ainda protagonizou um longa e gravou um novo DVD, ambos com lançamento previsto para este 2013. Apareceu cantando na trama das seis da Globo, ‘Lado a Lado’. E ainda se mudou para o Rio de Janeiro, onde, além de cantar no Réveillon da Praia de Copacabana, foi muito bem-recebida entre os sambistas: eles não poupam elogios à cantora baiana — que participa da roda de samba do Arruda no domingo, no Clube Santa Luzia.
Cantora comemora sucesso | Foto: Divulgação
Cantora comemora sucesso | Foto: Divulgação
“Eu me sinto acolhida. Fico muito feliz e honrada, como em cada encontro que tive com eles. Cantei com a maioria deles na Bahia. Quando vim para o Rio, já estava estabelecida essa relação de admiração, de amizade, de respeito”, diz Mariene sobre nomes como Zeca Pagodinho e Beth Carvalho.
Aos 34 anos, ela tem 14 de carreira e há tempos já é conhecida na Bahia. Em fevereiro, lança o DVD ‘Ser de Luz’, dedicado ao repertório de Clara Nunes, com as participações de Zeca e Diogo Nogueira. “Mariene tem a essência do samba na alma, e um carisma e força no palco que arrepiam. É um prazer dividir o palco com ela sempre. Sua força só enobrece a música, não há quem não se apaixone por ela”, elogia Zeca, que a chamou para cantar no DVD ‘Casa de Samba’. “Para mim, ela é a maior cantora da atualidade na música brasileira. Sua voz, sua interpretação são diferenciadas. É uma mulher que canta com a alma. Sou fã dela”, derrete-se Diogo.
Beth Carvalho também é fã da sambista. “Há muito tempo eu não me emociono tanto com uma cantora como com a Mariene de Castro. Por isso a convidei para participar do meu DVD ‘Beth Carvalho Canta o Samba da Bahia’. Mariene tem todos os quesitos de uma grande cantora: um timbre de voz belíssimo, repertório impecável, conhecimento profundo do seu quintal, que é a Bahia e, por isso, universal”, diz Beth. Arlindo Cruz é outro veterano a se derramar em elogios — além de ser padrinho da caçula da cantora, Maria, de seis meses. “É com muito orgulho que tenho como comadre (salve Maria Mariá!) Mariene de Castro, essa guerreira canta muito e encanta a todos nós com seu repertório bem brasileiro e é abençoada pelos orixás”, elogia.
Como se não bastasse, a baiana ainda mostra seu talento dramático no longa ‘Quase Samba’, dirigido por Ricardo Targino e previsto para o segundo semestre — é a terceira experiência dela em cinema, mas a primeira como protagonista de um longa. “Foi muito intuitivo. E ser intérprete também me ajudou muito, aconteceu de forma natural”, garante.