Rio -  O formato do reality show ‘Big Brother’ já foi abandonado em vários países, mas aqui no Brasil ele parece seguir confiante: o programa do gênero mais antigo da TV aberta, o ‘BBB’ estreou esta semana a 13ª temporada. São 12 anos, praticamente uma geração. Do BBB1 ao atual, a base da atração é a mesma: uma casa e participantes, estereótipos da sociedade do consumo e da imagem, de diferentes extratos e contextos confinados. Na prática, pouca coisa mudou da primeira edição. Mas será que podemos dizer o mesmo da audiência?
Os números revelam que ela vem caindo, e muito. A estreia desta semana marcou 24,6 pontos. A do ano passado registrou 32,8. O BBB1 registrou 48,7 pontos no Ibope. É certo que a novidade passou, que a internet e as redes sociais se popularizaram desde então, ocupando mais o tempo livre das pessoas, que a TV por assinatura cresceu (pouco, mas cresceu) e que a sociedade, penso eu, se cansou. É lógico que sexo e briga elevam a audiência. Não é sem razão que a produção de qualquer reality show procura sempre apostar nestes dois itens. Mas creio que, além de estas histórias serem repetitivas, o gosto do público parece estar mais exigente.
Quando vemos o sucesso que a novela ‘Avenida Brasil’ conseguiu — por meio de uma boa trama, encantou o público, prendendo a atenção de crianças, jovens e adultos —, fica claro que o que a audiência quer é uma história que surpreenda, sem apelação. Acho que o público de hoje, mais participativo e interativo, não se convence e se satisfazcom qualquer coisa. E mais do que isso: aos poucos percebe que há limites e que é ele quem tem o poder para definir quais são.
O telespectador continuará a dar ‘aquela espiadinha’, às vezes por simples falta de opção, mas certamente será fisgado por outra produção que instigue a sua atenção, que o surpreenda, o alimente, o teste. É isso que ele quer. Não mais do mesmo. O canal que apostar nisso vai sair na frente. Está na hora de a TV brasileira inventar novos formatos. E ouvir a audiência.
Professor e jornalista especializado em Educação e Mídia