Rio -  Os músicos estão lá no centro, a postos com seus tamborins, pandeiros e surdos. Ao redor, como que completando a big band informal, dezenas de anônimos que se integram à cantoria e à batucada. Assim são as rodas de samba, e foi este espírito democrático que inspirou o fotógrafo carioca Luiz Lima. Ele reuniu imagens que registrou em um punhado desses encontros musicais no livro ‘Rodas’ (Ed. Blurb, 80 págs, R$ 105).

“Na roda de samba, ao contrário de um show onde tem um palco, todo mundo faz parte da apresentação. A emoção vai muito além dos instrumentistas, pois todos são personagens importantes do círculo que se faz ao redor das mesas, sambando, batendo palmas e ajudando no andamento”, ressalta Lima. “Só fiz fotos das rodas que são gratuitas, porque acho que o espírito original é esse, de chegar e curtir o som sem compromisso”.
Foto: Divulgação
Pôr do Santa | Foto: Divulgação
A obra reúne 77 imagens documentais de algumas das populares rodas de samba que acontecem em variados lugares da cidade. “Cada uma tem suas particularidades. Na roda Pôr do Santa, no morro Dona Marta, em Botafogo, o visual lá de cima é o mais bonito entre todas as que já vi. O Cacique de Ramos é uma das mais clássicas, e destaco também o Samba da Chaleira, no Cachambi, onde parece que você está nacasa de alguém que conhece faz tempo”, lista ele, que fotografou ainda as rodas Fala Meu Louro, no Santo Cristo; da Pedra do Sal, na Praça Mauá; do Beco do Rato, na Lapa, entre outras.

‘Rodas’ só pode ser comprado através do site Blurb (www.br.blurb.com), uma editora que imprime por demanda. “É o futuro. O mercado dos livros está criando este hábito de compras, assim como o da música, que já vem sendo vendida amplamente pela internet”, compara.
Foto: Divulgação
Pedra do Sal | Foto: Divulgação
PEDRA DO SAL - A roda de samba acontece todas segundas e sextas, a partir das 19h, na Rua Argemiro Bulcão 38, aos pés do Morro da Conceição, na Praça Mauá. “É uma roda tradicional, mas que virou moda”, descreve o fotógrafo Luiz Lima.

SAMBA DA CHALEIRA - O idealizador da roda, o popular Gil, transformou o quintal de sua casa em um ponto de encontro para ouvir um bom samba. Acontece todo sábado, a partir das 18h. Rua Miguel Angelo 557, Cachambi.

PÔR DO SANTA - No alto do morro Dona Marta, no local onde Michael Jackson gravou um clipe, acontece a roda de samba sempre no primeiro sábado de cada mês. “O visual lá de cima é o mais bonito de todas as rodas onde fotografei”, compara o fotógrafo e autor do livro ‘Rodas’, Luiz Lima.

FALA MEU LOURO - A quadra do tradicional bloco carnavalesco, que fica na Rua Waldemar Dutra 19, no Santo Cristo, recebe uma roda de samba aos domingos, a partir das 15h. No comando, o grupo Sambastião. Depois de um tempo afastado, este ano o bloco volta ao Carnaval carioca, com desfile dia 26.

LARGO DE SÃO FRANCISCO DA PRAINHA - O badalado bloco Escravos da Mauá deu origem à roda de samba, comandada pelo Fabuloso Grupo Eu Canto Samba, às sextas-feiras, em sua “sede social a céu aberto”, na Rua Sacadura Cabral s/nº, na Zona Portuária, a partir das 18h.

CACIQUE DE RAMOS - Uma das mais clássicas rodas de samba do Rio, acontece toda sexta-feira e domingo, a partir das 17h, na quadra do bloco carnavalesco, que fica na Rua Uranos 1.326, em Ramos. Berço de artistas como Zeca Pagodinho, Fundo de Quintal e Jovelina Pérola Negra, atrai pessoas de toda a cidade.