Inglaterra -  A National Portrait Gallery de Londres apresentou nesta sexta-feira o primeiro retrato oficial da duquesa de Cambridge, Kate Middleton, que aos 31 anos posa de forma natural e exibe um sorriso. Na pintura, um óleo sobre tela de aproximadamente um metro de altura por um de largura que se exibe a partir desta sexta-feira, pode ver-se o rosto da esposa do príncipe William e parte de seu vestido azul até os ombros, com um fundo preto detrás.
Duquesa de Cambridge ganha seu primeiro quadro oficial | Foto: EFE
Duquesa de Cambridge ganha seu primeiro quadro oficial | Foto: EFE
O autor da obra, Paul Emsley (1947), ganhador em 2007 do prêmio anual outorgado pela National Portrait Gallery, se reuniu em duas ocasiões com Kate, uma em seu estúdio e outra no Palácio de Kensington, para conhecê-la e poder assim refletir melhor sua personalidade no quadro.
"A duquesa explicou que queria ser retratada de forma natural, que aparecesse sua figura pessoal em oposição à figura institucional que representa", explicou Emsley.
No retrato, Kate olha diretamente para o espectador com um sorriso tímido, algo que o artista, de origem galesa, duvidou em incluir até o último minuto. "Apesar de que inicialmente ia ser um retrato de rosto sério, acho que tomei a decisão correta ao captá-la sorrindo, porque é assim como é realmente", afirmou Emsley.
A National Portrait Gallery conta com uma sala dedicada à família  real britânica composta em sua maioria por fotografias de Mario Testino, que retratam os príncipes William e Harry e seu pai, Charles, em alguns dos momentos mais significativos de sua vida. O retrato da duquesa de Cambridge se instala no museu em um momento no qual goza de uma tremenda popularidade no Reino Unido, após ser divulgado em dezembro que está grávida.