Rio -  Dados do Programa Bolsa Família para o ano de 2012 revelam que, no Estado do Rio de Janeiro, 767.640 famílias estavam cadastradas no programa, segundo o Ministério de Desenvolvimento Social. Este número representava taxa de cobertura de 85,57% em relação à estimativa de famílias pobres com o perfil do benefício, calculado através das informações do Censo Demográfico 2010, do IBGE. Esse é um dos destaques do Anuário Estatístico do Estado do Rio de Janeiro 2012, lançado pela Fundação Ceperj e que mostra o alcance do Programa e sua importância na vida da população.
O anuário mostra ainda que a cobertura pelo Bolsa Família passa de 100% em 42 municípios do estado. Apenas 14 apresentam taxa de cobertura inferior a 80%. O repasse mensal ultrapassou R$ 100 milhões em julho.
Outro ponto está na queda na taxa de analfabetismo adulto em todos os municípios doRio entre 2000 e 2010. Para 2010, a taxa de analfabetismo era de 4,08%. Entretanto, algumas cidades apresentam, ainda, taxas elevadas, com índices acima de dois dígitos.
A redução significativa da mortalidade infantil é outra boa notícia: passou de 19,7 mortes para cada mil nascidos vivos em 2000 para 13,9 em 2010. Essa redução foi verificada em todas as regiões do estado.
O anuário é resultado da coleta, sistematização e disseminação de dados e informações sobre a realidade do estado. A obra abrange dimensões sociais, territoriais, econômicas, ambientais e institucionais do Rio de Janeiro, podendo contribuir principalmente para auxiliar no planejamento e desenvolvimento de políticas públicas do estado e de municípios.
Presidente da Fundação Ceperj