São Paulo -  O segmento de carros com apelo aventureiro cresce no Brasil. Em 2012 foram cerca de 91 mil emplacamentos — crescimento de 9% em relação ao ano anterior. E tal nicho de mercado vai ganhar mais um representante. Desta vez é o Hyundai HB20X, que chega em fevereiro para concorrer diretamente com Renault Sandero Stepway e Volkswagen CrossFox.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
A opção ‘off-road de butique’ do modelo chegará na versões Style e Premium, ambas com câmbios manual ou automático e motor 1.6 16V Flex. E para combater os rivais, sutis mudanças — altura em relação ao solo 4 cm mais alta, frente e traseira com para-choques redesenhados e detalhes internos diferenciados, como pedaleira prateada e costura dupla nos tecidos dos bancos.
Andamos na versão top, a Premium com câmbio manual. E se os adereços estéticos nada influem no comportamento do HB20X, os 4 cm da altura em relação ao solo se mostram presentes, assim como na nova calibração da suspensão, que ficou mais rígida. Assim, irregularidades do asfalto são pouco percebidas no interior da cabine. A rigidez da suspensão, por sua vez, torna o HB20X mais grudado ao chão nas curvas e não é sinônimo de falta de conforto a bordo.
Debaixo do capô, o motor 1.6 16V Flex de 128 cv de potência se encaixa perfeitamente e deixa o HB20X bastante esperto, com boas retomadas — impressiona o isolamento acústico, que mantém o silêncio mesmo nas acelerações mais vigorosas. O câmbio manual tem engates precisos e suaves, mas as duas primeiras marchas bem que poderiam ser mais curtas para entregar força na medida nas acelerações.
SEDÃ ESTÁ NOS PLANOS

As vendas do Hyundai HB20X começarão no dia 20 de fevereiro — em março serálançada a versão sedã do modelo. O HB20X Style com câmbio manual sai a R$ 48.755, enquanto que com transmissão automática de quatro marchas sai a R$ 51.955. De série, freios com ABS e EBD, ar, airbags, computador de bordo, direção hidráulica e faróis de neblina, entre outros. A Premium mecânica sai a R$ 51.255 — sensor de estacionamento, vidros um toque e acendimento automático dos faróis. Já a Premium automática sai a R$ 54.455.
O repórter viajou a convite da Hyundai