Estudo é a entrada para web
Pesquisa do Ibope revela que acesso a web é proporcional ao aumento da escolaridade
POR ALINE SALGADO
Rio - Que o crescimento da renda acompanha o aumento da escolaridade, todo mundo sabe. Mas o que poucos brasileiros atentaram é que o maior tempo nos bancos escolares também influencia na quantidade e na qualidade do acesso à internet.
De acordo com o estudo Target Group Index, feito pelo Ibope, com famílias de igualrenda, a presença da internet é maior quando se tem mais escolaridade. Entre as famílias com renda mensal de R$ 300 a R$600, por exemplo, entre as quais o chefe de família é analfabeto ou conta apenas com a instrução primária, a adesão à internet é de 10%. Já nas casas com essa mesma renda, mas com um chefe com Nível Superior, o uso da internet chega a 50%.
Professora de Antropologia do Consumo da ESPM, Hilaine Yaccoub, com pesquisa em comunidade pobre do Rio, confirma a descoberta. “Quanto mais se tem acesso a bens culturais e meios de se informar, aumenta o desejo do jovem pelo conhecimento e o que fazer com esse conhecimento. Quais sites pesquisar, que fóruns de discussão participar. As pessoas passam a se programar e se projetar em cima das experiências contadas na web”, avalia ela, uma das debatedoras do projeto 'Rio, cidade sem fronteiras'.
Estudo sobre consumo de 20 mil pessoasA pesquisa Target Group Index avaliou entre 2011 e 2012 o comportamento de consumo de 20 mil pessoas com idades entre 12 e 75 anos, moradoras de dez regiões metropolitanas do Brasil e cidades com mais de 50 mil habitantes do Sul e Sudeste.
Para comprovar a influência da escolaridade no acesso à internet, o Ibope aplicou o conhecimento sobre todos os municípios por meio dos dados do Censo 2010, do IBGE.
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