Rio -  Durante o forte temporal que atingiu diversos pontos da cidade na madrugada deste sábado, a Defesa Civil do município acionou sirenes de alerta para o risco de deslizamentos em cinco comunidades.
Devido ao elevado índice de acumulado pluviométrico registrado, foi acionado de forma preventiva o Sistema de Alerta e Alarme Comunitário da prefeitura nas comunidades da Rocinha, Vidigal, Chácara do Céu, Sítio Pai João e Rio das Pedras.
As sirenes foram disparadas a partir das 4h e os moradores orientados por agentes comunitários e da Defesa Civil a se dirigiram aos dezoito pontos de apoio distribuídos pelas cinco comunidades. Um dos protocolos de acionamento dos equipamentos consiste no registro de 40 mm de chuva em uma hora, o que pode deixar a encosta vulnerável a deslizamentos.
Na Rocinha, neste período, choveu 58,5 mm. As sirenes foram desligadas às 5h. No momento, equipes da Geo-Rio e da Defesa Civil realizam vistorias nos locais.
De acordo com o Alerta Rio, na estação Vidigal, choveu, em 1 hora, 35,2 % da média mensal de chuva para o mês de janeiro. Às 8h45, o município do Rio deixou o Estágio de Atenção e voltou ao Estágio de Vigilância.