Coreia do Norte - O regime da Coreia do Norte renovou neste sábado a ameaça de produzir um novo teste nuclear, que seria o terceiro desde 2006, e assegurou que o Conselho de Segurança  da ONU "não deixou outra opção", informou a agência sul-coreana "Yonhap". Em um comentário publicado no jornal do Partido dosTrabalhadores da Coreia do Norte, o regime comunista indicou que um teste nuclear é "o que pede a população" do país.
O periódico aproveitar para criticar Washington por realizar uma política de conjugar diálogo e pressão em suas relações com Pyongyang, duas posturas que, afirma, não podem ser utilizadas paralelamente. "Não temos outra alternativa a não ser ir até o final", acrescenta o jornal, considerado um instrumento para divulgar as políticas do poderoso Partido dos Trabalhadores.
As ameaças da Coreia do Norte acontecem na mesma semana em que o Conselho de Segurança aprovou novas sanções contra o regime comunista, incluindo o congelamento de ativos de seis instituições e quatro indivíduos norte-coreanos.
O motivo das novas sanções é o lançamento efetuado em 12 de dezembro para colocar em órbita um satélite espacial norte-coreano, o que o Conselho de Segurança da ONU considerou um teste encoberto de tecnologia de mísseis balísticos.
EFE