Rio -  O crescimento do Carnaval de rua do Rio fez surgir mais uma liga de blocos na cidade. Depois da Sebastiana, criada em 2000 e que reúne Simpatia É Quase Amor, Carmelitas, Escravos da Mauá & Cia, e da Desliga dos Blocos, que desde 2009 faz o contraponto à Sebastiana com os rebeldes Cordão do Boi Tolo, Exalta Rei e outros, chegou a vez da Liga Carnavalesca Amigos do Zé Pereira.

Idealizada pelo produtor musical Rodrigo Rezende e com a bênção do Cordão da Bola Preta, o Zé Pereira reúne 13 blocos do Centro e da Zona Sul, e tem a expectativa de arrastar cerca de 300 mil pessoas no Carnaval deste ano. A liga está inserida no Projeto Carnaval+Rio, bancado por uma grande cervejaria e uma marca de sandálias, que, através de incentivos fiscais estadual (ICMS) e federal (Lei Rouanet), promete oferecer mais estrutura, limpeza e segurança aos foliões.
Foliões do Vagalume, bloco ecológico do Jardim Botânico | Foto: Divulgação
Foliões do Vagalume, bloco ecológico do Jardim Botânico | Foto: Divulgação
“Nosso objetivo é mostrar a diversidade do Carnaval carioca e estimular os blocos a se profissionalizar sem perder a característica descontraída, típica do Carnaval de rua carioca. Queremos realizar um Carnaval democrático e de livre circulação, sem a venda de camarotes, abadás ou locais privilegiados”, explica Rodrigo Rezende.

A diversidade é, de fato, a marca da recém-criada liga, composta por blocos como Rancho Flor do Sereno, que desde 2000 resgata os tradicionais ranchos carnavalescos em Copacabana, em frente ao Bip Bip, reduto do samba carioca, passando pelo já famoso Céu na Terra, que arrasta multidões fantasiadas em Santa Teresa, e chegando às recentes novidades temáticas, como o Exalta Rei, que homenageia Roberto Carlos, ao Toca Rauuul, criado ano passado por fãs de Raul Seixas.
DIA 9
CÉU NA TERRA
Do Largo do Curvelo, S. Teresa, à Pr. Odylo C. Neto. 8h.
ESCANGALHA
Sai às 8h da Rua Orsina da Fonseca, Gávea.
EXALTA REI
Toca só músicas de Roberto Carlos em vários ritmos. Sai às 15h, da Rua Graça Aranha, Centro.
DIA 10
TOCA RAUUUL
Vários hits de Raul Seixas. Pr. Tiradentes. 14h.
LARANJADA
Concentração será 10h na Pça Gen. Glicério, em Laranjeiras.
DIA 11
RANCHO FLOR DO SERENO
Bloco parado. Às 16h, em frente ao Posto 4 de Copa.

DIA 12
A ROCHA
Às 7h na Pça Santos Dumont, Gávea.
VAGALUME, O VERDE
Vai da Rua Jardim Botânico até o Baixo Gávea. 8h
ÚLTIMO GOLE
De Cartola a Zeca Pagodinho, além de sambas próprios. Pq. dos Patins, na Lagoa. Concentração às 16h.
DIA 13
ME BEIJA QUE SOU CINEASTA
Sai às 9h, da Praça Santos Dumont, na Gávea.
SUPER MARIO BLOCO
Rua Leopoldo Fróes, em Santa Teresa. 14h.
DIA 16 
QUIZOMBA
Sai dos Arcos da Lapa até a Rua Augusto Severo. Concentração será às 9h.
AGENDA DOS BLOCOS
Petrópolis sem folia para reforçar saúde

O prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, anunciou ontem que não haverá Carnaval oficial no Centro Histórico. O repasse de R$ 1 milhão que iria para o desfile das escolas de samba do município será destinado à Saúde. A decisão foi tomada durante reunião com o presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Juvenil dos Santos, e representantes de escolas e blocos da cidade, que concordaram com a decisão da prefeitura.

De acordo com Juvenil dos Santos, as arquibancadas metálicas não serão montadas, o que não impede, no entanto, que os blocos que queiram sair às ruas desfilem pelas ruas do Centro Histórico.
Progresso e muito samba

A Fundição Progresso está em ritmo de Carnaval. Na quinta-feira, os blocos da Sebastiana fazem um grande encontro por lá. Sexta é a vez do tradicional Cordão da Bola Preta, que recebe Diogo Nogueira. Sábado tem o grupo Sambô, e domingo, o Bloco do Sargento Pimenta.

CIRCO PEGANDO FOGO
Amanhã é dia de Arlindo Cruz e Rogê no Circo Voador. Na quinta, o bloco Empolga às 9 recebe a turma do Farofa Carioca.
SÃO CLEMENTE BOMBANDO
A Escola de Samba São Clemente abre sua quadra, na Presidente Vargas, para o encontro dos blocos Fogo e Paixão, Escangalha e Me Esquece. O evento será neste sábado. O grupo O samba é meu dom comanda a festa.

FALA MEU LOURO
O bloco Fala Meu Louro completa 75 anos neste Carnaval e domingo, às 14h, fará sua grande festa de aniversário, na Rua Waldemar Dutra, no Santo Cristo.
FLUZÃO NO SAMBA
O atual tetracampeão brasileiro quer retomar a antiga tradição dos bailes de clubes, mas com uma roupagem moderna. No dia 26, o Tricolor das Laranjeiras abre sua sede para o Grito de Carnaval 2013, com shows do Galocantô, Turbilhão Carioca e do Bloco Carrossel de Emoções, que promete ser a sensação do Carnaval de rua deste ano.
SE ME DER, EU COMO
O tradicional bloco do Rio Comprido completa 10 anos e está recebendo inscrições para o samba. A final será dia 25 no Sindicato dos Fumageiros.