República Tcheca - O ex-primeiro-ministro social-democrata Milos Zeman é o virtualvencedor das eleições presidenciais realizadas neste sábado na República Tcheca, ao obter 56% dos votos. Já foram apurados cerca de 80% dos votos dos colégios eleitorais do país. Seu principal adversário, o ministro das Relações Exteriores, Karel Schwarzenberg, está com 43% dos votos.
Esta é a primeira vez que um presidente é escolhido na República Tcheca por voto popular direto. Segundo os dados divulgados pelo Departamento de Estatística, neste segundo turno das eleições, realizados entre ontem e hoje, a participação dos cidadãos com direito a voto foi de 58%. A vitória do ex-primeiro-ministro, de 68 anos, significa o retorno ao poder de um veterano da política tcheca. Zeman, um antigo dissidente comunista, chefiou o governo entre 1998 e 2002.
Seu triunfo surge após uma dura campanha eleitoral marcada pelo passado e pelas críticas de Schwarzenberg à expulsão do país, após a Segunda Guerra Mundial, de três milhões de tchecos de origem alemã. Zeman rejeitou taxativamente essas críticas e argumentou que a decisão foi apenas um cumprimento das determinações dos aliados sobre o reassentamento das minorias alemãs para evitar conflitos sociais no novo mapa da Europa.
Com a vitória de Zeman, espera-se as relações entre o país e a União Europeia melhorem, após o período de euroceticismo do seu antecessor, Vaclav Klaus.
EFE