Rio -  O vice-presidente venezuelano, Nicolás Maduro, afirmou neste sábado que o presidente Hugo Chávez está em "seu melhor momento" na sua luta contra o câncer e que ele já iniciou tratamentos complementares. Em declarações feitas nesta madrugada em seu retorno de Cuba antes de viajar para Santiago, no Chile, para Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e da União Europeia (UE), Maduro disse que Chávez já está recebendo "tratamento complementares".
O presidente venezuelano foi operado de um câncer em 11 de dezembro, em Havana. "O comandante está no melhor momento que já o vimos nesta hora de luta e batalha", afirmou. Maduro destacou que a equipe de governo que visitou Chávez em Cuba o encontrou com um sorriso, otimista, com muita fé no tratamento e "apegado" à vida e a Cristo.
Segundo o vice-presidente, designado por Chávez como seu sucessor, o líder transmitiu várias mensagens, entre as quais uma sobre a cúpula da UE e da Celac. Maduro disse ainda no Aeroporto Internacional de Maiquetía que Chávez pediu ao povo da Venezuela para não "descer a guarda perante a conspiração permanente do imperialismo e perante o ódio dos inimigos da pátria".