Venezuela -  O líder da oposição venezuelana, Henrique Capriles, exigiu nesta quarta-feira que o presidente do país, Hugo Chávez, operado há cinco semanas em Cuba de um câncer, "apareça" e explique à população o que está se passando em seu governo, após ser divulgado que o líder assinou um decreto designando o novo chanceler.
"Se o presidente da República pode assinar decretos, eu o chamo para que apareça, fale com a Venezuela e lhe diga que é o que está se passando nesse governo, porque na Venezuela o que há é desgoverno", disse Capriles durante o juramento de seu cargo de governador do estado de Miranda. Capriles se referiu ao decreto publicado nesta quarta-feira no Diário Oficial com a designação do ex-vice-presidente Elías Jaua como novo chanceler da Venezuela, na primeira decisão assinada pelo chefe de Estado desde que ele viajou para Cuba em 10 de dezembro.
Desde esta data, quando a televisão estatal divulgou imagens nas quais Chávez delegou o comando político do país para o vice-presidente Nicolás Maduro e tomou juramento do ministro da Defesa, Diego Molero, o governante não apareceu e seu estado de saúde é informado por meio de comunicados divulgados pelo governo. Ao discursar em nome do chefe de Estado em uma sessão da Assembleia Nacional para entregar o relatório de gestão 2012, Maduro anunciou que Chávez, hospitalizado em Havana, decidiu designar Jaua como novo ministro das Relações Exteriores.
Jaua substituiu o próprio Maduro, que atuava como chanceler desde agosto de 2006. Capriles, que derrotou o novo ministro nas eleições regionais de 16 de dezembro pelo governo de Miranda, disse durante seu discurso de hoje que agora que Jaua perdeu o governo estadual é "premiado com a chancelaria".
As informações são da EFE