Estados Unidos -  As autoridades americanas cancelaram o aviso de tsumani emitido por causa de um terremoto, de 7,5 graus na escala Richter, registrado nesta sexta-feira na costa do Alasca às 23h58 local (6h58 de hoje em Brasília). Embora o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico (PTWC) no Havaí tenha informado sobre a ocorrência de um tsunami "capaz de causar danos no litoral da região", as ondas não chegaram a ficar 20 centímetros acima do normal, segundo a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA).

O epicentro do terremoto foi localizado a 106 quilômetros da cidade de Craig, no Alasca, e a 304 quilômetros de Prince Rupert, na província canadense de Colúmbia Britânica. O terremoto, inicialmente registrado em 7,7 graus na escala Richter, foi rebaixado depois pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) para 7,5 graus. O aviso de tsunami foi emitido para zonas do Alasca e da Colúmbia Britânica por "perigo de inundações" em uma linha na costa do Pacífico de mais de 700 quilômetros.

Em um segundo boletim, no entanto, o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico verificou a ocorrência de ondas, mas incapazes de gerar uma ameaça. As agênciasamericanas retiram o alerta pouco antes das 2h local (9h de Brasília).
As informações são da EFE