Rio -  A Prefeitura de Armação dos Búzios disponibilizou uma área de 3,3 mil m² para a construção de uma sede definitiva do Corpo de Bombeiros no município. O terreno, localizado em São José, permitirá a instalação de um Grupamento Marítimo, que hoje se encontra sob responsabilidade do município, e de uma infraestrutura adequada para a entrada e saída de viaturas, já que o atual Destacamento está em área residencial, sem logística adequada.
Foto: Divulgação
Fiscais estiveram em João Fernandes, onde verificaram de perto quatro residências em construção | Foto: Divulgação

A doação do terreno foi anunciada peloprefeito André Granado, durante encontro com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Simões, na segunda-feira, no quartel-central da corporação, no Centro do Rio. Na reunião, também ficou o acertado o reforço no efetivo de guarda-vidas no município.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o grupamento está instalado em local onde as viaturas não conseguem transitar com agilidade, por haver ruas estreitas e residências no entorno. Além disso, como o destacamento possui uma infraestrutura restrita, não é possível disponibilizar um efetivo grande de guarda-vidas, deixando o trabalho nas praias, em grande parte, sob responsabilidade da prefeitura.
A construção do batalhão faz parte do projeto de Mobilidade Urbana do governo municipal, que objetiva transferir grandes empreendimentos para o espaço urbano fora da península, garantindo um trânsito com maior fluidez na cidade.
“Esta nova área para a instalação do batalhão do Corpo de Bombeiros permitirá que a corporação desenvolva um Grupamento Marítimo que, até hoje, não foi possível, por uma questão logística. Futuramente, vamos, dentro do projeto de mobilidade, levar a sede da Prefeitura, da Câmara Municipal e a rodoviária, dentre outras, para áreas distantes do Centro”, disse o prefeito.