Rio -  Com o fechamento de pelo menos 11 agências franqueadas dos Correios na cidade, as unidades próprias da empresa estatal sofrem com superlotação. Moradores de Santa Teresa, Andaraí, Coelho Neto, Higienópolis, Freguesia da Ilha, Marechal Hermes, Urca, Leme, Gávea, São Conrado e Flamengo têm sido obrigados a recorrer aos bairros vizinhos para ter o serviço. Além do deslocamento, enfrentam espera de até mais de uma hora nas longas filas de atendimento.
Ontem, Dia do Carteiro, a categoria se reuniu em na Lapa para protestar contra as más condições de trabalho e o excesso de serviço — entre outras reclamações.
Já as agências dos Correios eram o retrato do caos. No Largo do Machado, até a fila de prioridade era longa. “Esperei por 40 minutos. Usava o posto da Rua Alice, que fechou”, disse a idosa Dulce Gomes, 72 anos.

Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia
 Lotação na agência do Largo do Machado | Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia
“Antes, eu esperava até 15 minutos. Venho no horário de almoço do trabalho, pois não tenho o dia todo”, reclamou o chefe de manutenção Robson Franklin, 32.
Indignado, Enzo Soares, 53, esbravejou: “É absurdo! Nós do bairro só temos esta agência”. A publicitária Mônica Cunha, 50, está prejudicada:”Tenho uma loja virtual e envio produtos para o país todo pelo correio todo dia. Sou obrigada a esperar uma hora sempre”.
Tamanho é documento
Moradores do Andaraí e Grajaú também estão insatisfeitos: “Venho até a agência da 28 de Setembro, em Vila Isabel. É inacreditável um bairro não ter um serviço fundamental”, queixou-se a fisioterapeuta Flávia Oliveira, 32, que saiu do Grajaú para ser atendida no local.
O fechamento das franquias deve-se à não adequação às normas do edital de licitação de 2011. Essas unidades não cumpriram exigências da União, como área compatível com quantidade de guichês e sistema de automação online. A agência da Praça São Salvador, por exemplo, ‘perdeu a vez’ pois o guichê deveria ter mais 14 cm de largura.
Das 221 agências do estado do Rio licitadas em 2011, 80 não tiveram vencedores — 55 na capital.
Os Correios informaram que no estado 134 franquias foram licitadas — dessas, 96 já instaladas e 28 passam por reformas. São 247 agências próprias. A empresa afirma ainda que há previsão de concurso público para o primeiro trimestre deste ano e que providencia reforço de pessoal no atendimento, entre outras medidas. São 11.607 empregados na área operacional (carteiros, atendentes e operadores de triagem e transbordo).